Revista Graphprint - Edição 183

GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 20 os empresários gráficos estão repensando em como otimizar o processo produtivo e adequar equipamentos e insumos de alta performance. O objetivo é se tornar mais competitivo e atender a novas demandas do mercado com prazo de entrega reduzido e maior número de setups”, analisa Santos. José Luis Carqueijo, gerente nacional de vendas da Sun Chemical do Brasil, é outro executivo do mercado de tintas que olha com atenção o crescimento que pode ser alcançado: “Temos indicadores relevantes, como o recente crescimento de vários seg- mentos da indústria, retomada do empre- go e, consequentemente, poder de com- pra, além de Copa do Mundo e eleições que sempre acabam influenciando nosso mercado. De acordo com a Fundação Ge- túlio Vargas, há projeção de crescimento do PIB de 2,8% para 2018.” Rober Silva de Almeida, gerente comercial e técnico da Printverniz, ressalta que a situ- ação econômica do Brasil está melhorando e como consequência a indústria da comu- nicação gráfica crescerá junto. “A gráfica não pode mais ser competitiva oferecendo o trivial, precisa oferecer diferentes solu- ções e atender a novas demandas. Segundo estudo global da Drupa, a impressão digital vem cada vez mais ganhando espaço na in- dústria da comunicação gráfica, onde mais de 60% das gráficas utilizam o processo convencional e o sistema digital. Entendo com isso que o processo offset não irá aca- bar, mas há algum tempo vem passando por um processo de mudança no qual as em- presas precisam se adaptar e buscar novos modelos de negócios”, acredita Almeida. DESTAQUE De acordo com Almeida, na Printverniz o destaque é a linha convencional Print- ERIC SANTOS, SALES MANAGER / SHEETFED, DA HUBERGROUP BRASIL: “O mercado de offset tem tendência de crescimento, principalmente, no segmento de embalagens. Porém atualmente passa por um momento de ajuste, onde os empresários gráficos estão repensando em como otimizar o processo produtivo e adequar equipamentos e insumos de alta performance.” JOSÉ LUIS CARQUEIJO, GERENTE NACIONAL DE VENDAS DA SUN CHEMICAL DO BRASIL: “Temos indicadores relevantes, como o recente crescimento de vários segmentos da indústria, retomada do emprego e, consequentemente, poder de compra, além de Copa do Mundo e eleições que sempre acabam influenciando nosso mercado. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, há projeção de crescimento do PIB de 2,8% para 2018.”

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