Revista Graphprint - Edição 183

GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 15 QUEM CONSOME PELO APP PREFERE A PRATICIDADE DE PODER COMPRAR EM QUALQUER HORA E LUGAR, PELA RAPIDEZ DO PROCESSO E VANTAGENS DE ALGUMAS LOJAS, COMO DESCONTO EXCLUSIVO OU FRETE GRÁTIS, POR EXEMPLO O estudo realizado pela TopperMinds e a MindMi- ners buscou entender quais as propostas de valor que justificam o download e as principais vantagens per- cebidas pelo consumidor, além de mostrar as opor- tunidades de funcionalidades dos aplicativos. Parti- ciparam da pesquisa mil brasileiros, 50% de homens e 50% de mulheres, de todas faixas etárias acima de 18 anos, das classes A, B e C das cinco regiões bra- sileiras. Os objetivos do estudo “Uso de aplicativos: pesquisa inédita revela hábitos e preferências dos brasileiros” foram compreender a motivação de uso, se consu- midores pagariam por downloads, quais aplicativos são mais úteis, quais os app “queridinhos” e identi- ficar o comportamento de compra por esse canal. A principal conclusão é que o brasileiro está aberto para pagar por aplicativos que tenham utilidade, que ofereçam benefícios reais, facilitem o dia a dia ou pro- porcionem entretenimento, mas as marcas não enten- deram como explorar tantos recursos tecnológicos e seus canais de venda. “Agora está sacramentado: o único fator decisivo pa- ra o consumidor manter o aplicativo da sua marca instalado no seu aparelho móvel é utilidade. A pes- quisa realizada pela TopperMinds em parceria com a MindMiners evidencia, ainda mais, a importância da “transformação cultural e digital” que as marcas precisam atravessar para entender realmente a no- va jornada de compra do seu público-alvo. Apenas replicar conteúdo e funcionalidades do desktop no mobile é pura perda de tempo, é essencial entregar valor por meio de muita utilidade, com ainda mais facilidade e relevância do que os demais ambientes da marca, para se tornar parte do dia a dia do usu- ário ou seremos todos, pouco a pouco, deletados”, explica Fabrizzio Topper, diretor executivo da To- pperMinds. Quem consome pelo app prefere a praticidade de poder comprar em qualquer hora e lugar, pela rapi- dez do processo e vantagens de algumas lojas, como desconto exclusivo ou frete grátis, por exemplo. A surpresa fica para os 57% de usuários dispostos a pagar pelo aplicativo se perceberem que será útil. Os estímulos para uso de aplicativo se baseiam em faci- lidade de comunicação (41%), ajudam nas tarefas práticas do dia a dia (22%) e alternativa para diver- são e entretenimento (22%). “AGORA ESTÁ SACRAMENTADO: O ÚNICO FATOR DECISIVO PARA O CONSUMIDOR MANTER O APLICATIVO DA SUA MARCA INSTALADO NO SEU APARELHO MÓVEL É UTILIDADE.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=