Revista Graphprint - Edição 182

ARTIGO GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 48 “Para começar, pare de falar e comece a fazer.” - Walt Disney. Fico impressionado com o número de pessoas que parece ter prazer em falar sobre crise. Elas reclamam de tudo e de todos, têm uma enorme facilidade para encontrar “culpados” e trocam dezenas de mensagens pessimistas pelas mídias sociais. Tudo isso é inútil. Não há dúvidas que a crise que vivemos hoje tem suas origens e motivações. Mas você não vai mudar nada simplesmente recla- mando. O importante é passar uma mensagem otimista para a equipe. Algo do tipo “não podemos ignorar a crise, mas vamos tra- balhar mais e mais, que tudo fica mais fácil”. Também não adianta usar um linguajar otimista e não fazer nada mais. Arregace a man- ga, meta a mão na massa, visite mais clientes, prospecte mais intensamente, desenvolva novas habilidades negociais. Você vai ver que tudo vai ser mais fácil se agir assim. ESTE ARTIGO INSPIRA-SE EM VÁRIAS IDEIAS DE LÍDERES E PESSOAS FAMOSAS. SEU OBJETIVO É FORNECER SUGESTÕES SOBRE COMO O GESTOR DE VENDAS DEVE AGIR EM TEMPOS DE CRISE O papel do líder em tempos de crise “Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” - Albert Einstein. Tem gente que adora se- mear ventos para colher tempestades. Como diz o prof. Marins, o mundo está claramente dividido em duas categorias de pessoas: as que chegaram aqui trazidos no bico da cegonha e as que vie- ram no bico do urubu. Se as pessoas ao seu redor só falam de coisas ruins, vou dar um conselho: afaste-se delas. Pensamentos negativos atraem coisas negativas. Simples assim. Fale de sucesso, festeje pequenas vitó- rias, preserve o otimismo. Isso fará com que sua equipe mantenha a confiança na sua própria capacidade de superar as adversida- des. Lembre que o primeiro passo para a vitória é acreditar nela. “Comece por fazer o que é necessário, depois faça o que é possí- vel e em breve estará fazendo o que é impossível” - S. Francisco

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