Revista Graphprint - Edição 182

GESTÃO GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 36 Para cuidar das finanças de qualquer empresa é preciso que o empreendedor tenha muita atenção. Essa é a parte mais delicada na gestão do negócio. Ainda que ele tenha uma pessoa ou até mesmo uma equipe para cuidar dos números, é essencial que o dono do negócio esteja sempre a par do que está acontecendo. Afinal, todos os detalhes são importantes para fechar as contas no final do mês. “Para cuidar das finanças, não é preciso sofisticar demais. A em- presa precisa ter seus gastos fixos mais enxutos possíveis. So- mente os necessários”, explica Márcio Iavelberg, sócio e diretor da Blue Numbers, consultoria especializada em pequenas e mé- dias empresa. Para o consultor, um bom planejamento pode simplificar o cuidado com as finanças. “E ele não precisa de relatórios complexos. Com poucos, mas eficazes, relatórios o empreendedor ainda consegue promover uma excelente gestão da sua empresa”, defende. Para isso, Iavelberg destaca cinco passos indispensáveis para orga- nizar e manter as finanças de qualquer negócio saudáveis; são eles: 1. FAÇA UM BALANÇO Informação é poder em qualquer negócio. Por isso, o empreende- dor precisa analisar a situação da sua empresa, como tamanho do estoque, títulos a receber (em qual prazo), títulos a pagar e imobilizado. Isso precisa estar na ponta do lápis. Alguns índices podem ajudar a mostrar se a empresa tem recursos financeiros suficientes para cobrir seus compromissos assumidos. 2. FAÇA UM PLANEJAMENTO Com todas as informações sobre seu negócio reunidas, antes de começar o mês, é muito importante fazer um planejamento or- çamentário. Esse é um processo contínuo e ativo que irá reunir ações integradas e orientadas para fazer com que um objetivo seja alcançado com mais rapidez e eficiência por meio de deci- sões que são tomadas antecipadamente. Esse processo permite, ainda, que erros sejam evitados e que, quando cometidos, sejam identificados, corrigidos e não retornem a acontecer pelos mes- Como organizar as finanças ESPECIALISTA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, MÁRCIO IAVELBERG DÁ DICAS PARA PROMOVER UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA mos motivos. Essa é a fase onde o empreendedor deve saber quanto vai ter de receita, quanto vai gastar e, principalmente, qual é a expectativa de lucro, ou de prejuízo, para o mês. 3. FLUXO DE CAIXA É fundamental que o empreendedor tenha clareza das entradas e saídas de dinheiro que ele terá, dia a dia, nos próximos 60 dias, pelo menos. Isso dará segurança na gestão do negócio para se ter certeza de que se pode ou não comprar mais mercadorias, qual prazo necessário e se será necessário antecipar os recebíveis. 4. MONTE SEU DRE O DRE nada mais é que a Demonstração do Resultado do Exercí- cio. O relatório serve para o empreendedor saber se seu negócio tem sido lucrativo ou não. Existem muitas maneiras de fazê-lo, no entanto, o mais básico é suficiente, além de muito simples. Você inicia o mês com a receita bruta, retira os impostos e fica com a receita líquida. Após esse passo, retira os gastos variáveis e ob- tenha a sua margem de contribuição. Depois, subtraia os gastos fixos para chegar no lucro operacional. Por fim, após retirar o im- posto de renda, chegará no valor final do seu lucro líquido. Esse relatório deve ser feito mensalmente, apresentando as recei- tas, despesas e resultado do mês. Uma vez feito, com seu planeja- mento orçamentário você conseguirá confrontar seu DRE mensal e descobrir se está se saindo melhor ou pior do que o desejado. 5. PREÇO E CUSTO É aqui que muitos empreendedores erram. Mas é extremamente importante conhecer os custos dos produtos ou serviços que você vende. Assim, fica mais fácil definir o preço de venda e saber se você pode dar um desconto, e de quanto, para conseguir atrair seus clientes ou concorrer em seu mercado. O preço não pode ser estipulado de acordo com o mercado sem calcular a situação financeira de seu negócio. Para a precificação, é necessário ana- lisar os insumos, as despesas fixas, o lucro e a carga tributária da empresa. Se o valor ficar acima do mercado, basta repensar a sua margem de lucro para conseguir se adequar. Além desses pontos, observe o prazo que você está pagando seus fornecedores. Ele não deveria ser muito maior do que é o prazo de estocagem das mercadorias, mais o prazo que estamos con- cedendo aos clientes. Se isso estiver acontecendo, você poderá ter problemas de falta de caixa. E não adianta vender mais. Isso agravará, ainda mais, a situação.

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