Revista Graphprint - Edição 181

GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 8 Entrevista que acreditaram no projeto e resolveram participar desde o início, mas agora, com o portal no ar, posso negociar com outros apoiadores, uma vez que não vamos falar só de pa- péis finos. A conversa com distribuidores, não só de papéis, mas de materiais artísticos e artigos para artes também está bastante avançada. Porém é importante frisar que não somos um canal de propa- ganda, nos reservamos o direito de propagar somente o que acreditamos e os assuntos não podem se resumir aos pro- dutos dos apoiadores, porque isso faria com que o Portal do Papel não cumprisse com seu papel de informar o mercado de maneira independente. Como você enxerga o mercado de papel atualmente? Há espaço para crescimento? Apesar da crise o mercado de papéis está efervescente. An- tes o mercado de papéis finos era quase um monopólio e hoje temos algumas empresas fortes, com gana de investir no Brasil e buscando ampliar sua participação no mercado como um todo. Além disso, há lançamentos de outros papéis, como papelões coloridos, papéis gofrados, exposições incrí- veis, como a atual da Japan House. Há muito assunto para falarmos, e espaço para o mercado de papel. Pretende alinhar parceria com fabricantes de impresso- ras, por exemplo? Sim, assuntos como impressão digital são pauta obrigatória, e também há muito o que informar ao mercado. O Portal do Papel tem várias frentes, o YouTube, o Instagram, o Facebook e o site, e cada uma cumpre com um papel e acessa melhor um público. Um ponto forte é a agenda do site, na qual divulgamos diver- sos eventos que envolvem papel, de workshops de arte a fei- ras de publicações independentes. Essa agenda dá destaque a eventos dos parceiros do Portal do Papel, mas não se limita a suas programações, sendo muito ampla e trazendo desde eventos pagos a gratuitos. “É importante frisar que não somos um canal de propaganda, nos reservamos o direito de propagar somente o que acreditamos e os assuntos não podem se resumir aos produtos dos apoiadores, porque isso faria com que o Portal do Papel não cumprisse com seu papel de informar o mercado de maneira independente.” “É impressionante o número de pessoas que trabalham na área de criação que não sabem a diferença entre o catálogo Pantone U e o C, e usam qualquer um, indiscriminadamente, ou que enviam um papel colorido para a gráfica especificando uma cor Pantone para a impressão.”

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