Revista Graphprint - Edição 181

GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 7 Entrevista O Portal do Papel vem para preencher qual lacuna? Pelo que eu vivi ao longo desses últimos 20 anos trabalhando com papéis finos, eu percebo que há muita desinformação a respeito do assunto papel. Amigos me ligam com frequên- cia para tirar dúvidas diversas sobre o assunto, e isso foi me levando a criar o Portal do Papel, para que pudesse ser um fórum aberto, que trate sobre o papel em suas mais diversas configurações e aplicações. Se pensarmos nos cursos de formação de design e publicida- de, por exemplo, a parte destinada à produção gráfica acaba sendo enxuta, ainda mais agora que temos tanta informação sobre as mídias digitais para acrescentar. Isso tudo faz com que as pessoas se formem com pouca informação sobre os processos gráficos, e menos ainda sobre o papel adequado aos processos. Sem falar, que cada vez menos encontramos a figura do produtor gráfico nas agências. Então acredito que podemos levar informação de qualidade para o mercado. Sobre papéis para técnicas artísticas e outros fins eu também estou aprendendo e me divertindo com isso. Qual o perfil do público que pretende atingir? O portal tem como foco principal os profissionais de criação, os gráficos e os artistas plásticos, que são o público mais óbvio, mas à medida que lançamos informações sobre assun- tos como cartões de visita, cardápios, convites, etc., acredito que possamos chegar a um público mais amplo. Também é certo que os assuntos vão surgindo à medida que exista uma demanda maior para um ou outro tema, vai ser bem rico esse caminho. O primeiro vídeo é bem básico, sobre papéis colo- ridos, mas temos já programado vídeos com temas como “a diferença entre o papel couchê e o offset”. É impressionante o número de pessoas que trabalham na área de criação que não sabem a diferença entre o catálogo Pantone U e o C, e usam qualquer um, indiscriminadamente, ou que enviam um papel colorido para a gráfica especificando uma cor Pantone para a impressão. Há parceria com fabricantes ou distribuidores de papel? Sim, o portal tem apoio de importantes fábricas de papéis finos; já estão confirmadas a Arjowiggins e a Fedrigoni, por- “Apesar da crise o mercado de papéis está efervescente. Antes o mercado de papéis finos era quase um monopólio e hoje temos algumas empresas fortes, com gana de investir no Brasil e buscando ampliar sua participação no mercado como um todo.” “Pelo que eu vivi ao longo desses últimos 20 anos trabalhando com papéis finos, eu percebo que há muita desinformação a respeito do assunto papel. Se pensarmos nos cursos de formação de design e publicidade, por exemplo, a parte destinada à produção gráfica acaba sendo enxuta, ainda mais agora que temos tanta informação sobre as mídias digitais para acrescentar.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=