Revista Graphprint - Edição 181

GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 Insumos 49 HÁ PARCERIA COM DETERMINADO FABRICANTE DE EQUIPAMENTO? ACTEGA “A Actega possui um acordo de cooperação com a HP no qual podemos fornecer soluções em clientes mútuos das duas em- presas”, avisam Neris e Fernandes. ANTALIS “Existem no mercado diversos equipamentos, e cada um com especificações exigidas para seus insumos. A Antalis busca abranger todas as opções disponíveis. Os papéis da nova linha da Arjowiggins são homologados para impressão com equipa- mentos da HP, há excelente parceria, o que nos ajuda a com- preender as necessidades dos equipamentos”, fala Patrícia. qualidade e performance de tinta original, com um melhor custo benefício e estabilidade de produção lote a lote”, avisa Nagano. Rober Silva de Almeida, supervisor Técnico e Comercial da Prin- tcor, coloca em destaque os vernizes de acabamento desenvolvi- dos especificamente para aplicação sobre os impressos produ- zidos no sistema digital. “Como lançamento, podemos destacar a linha de vernizes especiais, como textura, glitter, aromático e outros, para ser aplicada em sistema de serigrafia sobre os im- pressos produzidos em sistema digital”, completa Almeida. Ronaldo Neris, Business Manager Segment Labels for South Ame- rica, e Edgar Luiz Fernandes, Gerente de Mercado, ambos pro- fissionais da Actega citam os primers e os vernizes base água e UV. “Temos buscado sempre por inovações para expandir nosso portfólio de vernizes voltados para aplicação sobre materiais pro- duzidos em digital. Lançamos recentemente dois vernizes UV de alta resistência ao atrito e aderência. Atualmente disponibilizamos aos nossos clientes primer base de água usado para preparar a superfície de substratos que posteriormente receberão impressão digital. Estes produtos são fabricados pela Actega North América, porém já temos estoque local. Entre as principais características se destacam a excelente aderência de tintas digitais, maior du- rabilidade das blanquetas, baixo amarelamento, além de possuir formulação zero COV”, detalham Neris e Fernandes. RUMO AO DIGITAL Pensando exclusivamente no fornecimento de insumos para im- pressão digital, os players estão se preparando para entregar tec- nologia de ponta e relação positiva com a demanda. “Caracterís- ticas como aderência, resistência ao atrito, efeito brilho ou fosco são requisitos que podem variar bastante de acordo com o seg- mento em questão, tornando um desafio para os convertedores e fornecedores de insumos atenderem às exigências de cada nicho do mercado. Buscamos sempre nos conectar com a plataforma global da Actega na qual podemos trocar muita experiência com nossos centros de R&D na Europa e Estados Unidos, disponibili- zando ao mercado nacional insumos cada vez mais adequados às exigências internacionais”, dizem Neris e Fernandes. Na visão de Almeida, o maior desafio é acompanhar as diferentes tecnologias digitais disponíveis no mercado. “Muitas vezes é ne- cessário adaptar o verniz ao impresso devido à tensão superficial da tinta de cada tecnologia”, lembra o profissional da Printcor. Nagano observa que, devido à forma de operação das cabeças de impressão jato de tinta, com bicos injetores de diâmetros que chegam a um fio de cabelo, todos os pigmentos precisam ser bem moídos para não causar entupimentos, e ao mesmo tempo muitos aditivos e solventes são testados até chegar a cada formulação perfeita de tinta. “Se você não coloca os ingredientes perfeitos, acaba entupindo ou corroendo cabeças de impressão e prejudi- cando o dono da impressora no médio prazo. Há fabricantes de tintas bons e ruins, e é difícil para os clientes selecionarem e perceberem custo benefício de curto prazo e médio prazo. Nosso diferencial é que temos qualidade e performance de tinta original, com um melhor custo benefício e estabilidade de produção lote a lote”, frisa. Com os avanços no mundo digital, entender o mercado é priori- dade. É fundamental a compreensão dos usuários sobre a neces- sidade de um insumo adequado a seus equipamentos. “Produtos desenvolvidos para o nicho digital demonstram qualidade de im- pressão superior e excelente diferencial de resultados. Portanto, o desafio é compreender a melhor forma de esclarecer para o mer- cado os benefícios que um papel tratado oferece a seus trabalhos. E para atingir esse objetivo a Antalis faz estudo de tendências para seleção das referências de papéis, pesquisa de mercado com clientes, clientes potenciais e formadores de opinião, treinamen- tos, workshops, além das frequentes visitas e testes de impres- são”, fala Patrícia. O mercado precisa de produtos diferenciados significativos para conseguir se destacar e surpreender. E com os benefícios que uma impressão digital apresenta, os impressos passam a ter ou- sadia e criatividade com um desempenho garantido, dando um valor agregado ao seu impresso. “O impresso pode ter uma maior número de cores, pedidos pequenos e frequentes, dados variá- veis e segurança. As pequenas tiragens tornam o uso de papéis especiais mais viável em relação ao custo do papel envolvido; ou- tro aspecto importante em impressão digital é a personalização”, conclui a backseller da Antalis.

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