Revista Graphprint - Edição 181

3 GRAPHPRINT NOVEMBRO 17 EDITORIAL De feedback em feedback O ambiente cada vez mais multimídia evidencia a forte presença de redes sociais e aplicativos de mensagens. De maneira pujante nasce a informação móvel que estabelece, quase que por osmose, uma nova fórmula de diálogo, além de alterar o modo como as pessoas compram. E sabe a maneira mais usual para lidar com tais transformações? Simplicidade. Simples assim, assado, cozido e frito. As com- panhias estão focada em apresentar ferramentas que simplificam ao máximo a vida do comprador. Chegamos agora na era da hiperconveniência. No mundo em que as comunicações convergem para o digital, a simples contra- posição entre estratégias voltadas à promoção de vendas (performance) e estraté- gias para a construção e fortalecimento de marca não faz mais sentido. Entramos agora no ambiente mágico do conceito de brandformance. Esse termo pode soar um pouco estranho, mas relaxe, nada mais é do que a aplicação de um mindset de performance a construção e fortalecimento da marca. A sua ou a do seu cliente, afinal a sua proposta é ser um provedor de soluções muito além da impressão. Fique atento ao feedback. Em todos os sentidos. São os dados que estabelecem, de agora em diante, a estratégia certeira de construção de marca. De novo: tanto a sua como a do seu cliente. Perceba, então, esse movimento de informação, coleta de dados e atitudes disrup- tivas. A Saraiva, uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entrete- nimento, anunciou recentemente uma parceria com o Mercado Livre para a venda de livros nacionais e internacionais que integram seu acervo. Oras bolas, a internet não viria derrubar a mídia impressa? Nada elementar, meu caro leitor. O objetivo da Saraiva é ampliar o alcance de sua oferta ao público a partir de um canal de vendas que representa a maior audiência online do Brasil, composta por mais de 50 milhões de usuários por mês. A partir do novo canal de vendas, a loja oficial da Saraiva também reforça seu compromisso de incentivar a leitura ao disponibilizar um acervo de mais de 20 mil livros de literatura nacional e em língua estrangeira. Alguém falou em descontos? Sim, teremos descontos: os usuários terão acesso a diversas ofertas com mais de 40% de desconto. Quer outro exemplo que curti recentemente? O SP Jornal, portal de notícias diárias editado pelo Grupo Raiz, realizou, em parceria com a agência Molotov, uma ação no mercado de mídias regionais: a empresa mobilizou diversas áreas internas, como produção de conteúdo, TI, vendas, entre outras, para atuarem na divulgação das duas lojas de uma grande rede atacadista. O veículo chama o projeto de publicidade integrada para atrair novos anunciantes. Eis aqui, claramente, um exercício com- posto de convergência de plataformas. “O impresso transmite a imagem de solidez e o online a rapidez que hoje as empresas buscam. É uma condição inicial de negociação possuir im- presso e online. Com a integração, a mensuração de abrangência e visibilidade torna-se ilimitada. E o mercado está cada vez mais exigente, em busca de oportunidades e qualidade”, disse Sandra Ca- telli, contato comercial do Jornal de Vila Carrão e do Portal SP Jornal. De acordo com o jornal, somando o alcance de todas as mídias, aproximadamente, mais de 100 mil pessoas foram atingidas, sendo 20 mil pela divulgação impressa e 80 mil pela digital. Lembra que escrevi, logo acima, sobre a atenção irrestrita ao feedback? Com as informações certas e usadas no momento mais oportuno, a ação se tor- na melhor e mais assertiva, além de apontar claras especificações em busca do objetivo final. Tome a sua decisão. Ou as decisões. Saudações GRAPHPRINTENSES, Fábio Sabbag

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