Revista Graphprint - Edição 180

acontece NO MERCADO GRAPHPRINT OUTUBRO 2017 9 SEMANA DE CELULOSE E PAPEL A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de en- genharia, realizou uma palestra durante a 5ª Semana de Celulo- se e Papel da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), para discutir as inovações, novos produtos e novas rotas tecnológicas para o setor de base florestal. O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, em Três Lagoas (MS), e teve como tema a Indústria 4.0 e sua aplicação nas indústrias de processo. Carlos Farinha, vice-presidente da Pöyry, destacou em sua pa- lestra que o setor florestal tem cada vez mais o seu foco voltado para o uso integral e sustentado da área plantada e não mais em um conjunto discreto de produtos e subprodutos ao longo da sua cadeia produtiva. Para o executivo, há uma renovação e re- avaliação da estrutura de produção, especialmente nas regiões geográficas desenvolvidas. Farinha listou algumas forças motoras que impulsionam a reno- vação no setor, tais como a mudança drástica nos mercados dedi- cados à comunicação, em especial o mercado de papéis gráficos devido à revolução digital e sua influência nas mídias; a perda de competitividade das regiões desenvolvidas do Hemisfério Norte, em comparação com as regiões em desenvolvimento do Sul, em função do baixo custo de produção de madeira oriunda das plan- tações de alto rendimento; o deslocamento do crescimento do consumo para as regiões em desenvolvimento do Sul, especial- mente para a Ásia; a mudança do conceito de um produto princi- pal para vários produtos e subprodutos que podem ser originados ao longo de toda a cadeia produtiva; e a maior conscientização em relação aos produtos derivados da biomassa, ambientalmente amigáveis e sustentáveis. NOVA GESTÃO PARA MERCADO DE PAPEL E EMBALAGEM Com sólida carreira em gestão comercial e de vendas e espe- cialista em adesivos, Walkíria do Vale é a nova gestora do mercado papel e embalagem na Artecola Química. A nova contratada ficará sediada em São Paulo, respondendo à gerência e à direção do negócio indús- tria, liderado pelo diretor Evandro Kunst. “Encontramos na Walkíria o perfil que buscávamos para intensificar ainda mais o relacionamento com este setor, no qual atuamos há mais de 30 anos e que represen- ta importante fatia de nossas operações”, destaca Kunst. Walkíria do Vale tem mais de 25 anos de carreira ascendente na área comercial e técnica, atuando em empresas de destaque no segmento químico, como Clariant e Hexion. Com formação em Química, ela possui especialização na área comercial e de gestão. “Nosso objetivo na Artecola é consolidar ainda mais nossa presen- ça em um setor onde a empresa já acumula experiência e maturi- dade. Queremos reforçar que, além de histórias de sucesso, temos muita inovação para oferecer a nossos parceiros e garantir novos resultados expressivos”, enfatiza. A Artecola Química atua no segmento de papel e embalagem desde a década de 80, oferecendo em seu portfólio tecnologias à base d´água e completa linha de hot melts, como metalocenos, APAO, PSA e poliamidas. A Henkel informa que obteve forte desempenho no segundo tri- mestre de 2017, alcançando novos recordes em vendas, lucro operacional ajustado e margem EBIT, assim como nos lucros por ação preferencial. As vendas atingiram 5,1 bilhões de euros e o crescimento orgânico foi de 2,2%, em comparação ao mesmo pe- ríodo do ano anterior. O resultado por ação preferencial cresceu em dois dígitos (10,7%). Todas as unidades de negócio contribu- íram para este desenvolvimento positivo. “As vendas cresceram significativamente para cerca de 5,1 bilhões de euros. Melhoramos ainda mais nosso lucro operacional ajustado, assim como nossa margem EBIT. O resultado por ação preferencial cresceu em dois dígitos. Este é um desempenho forte em um ambiente de mercado altamente desafiador”, declarou Hans Van Bylen, CEO da Henkel. HENKEL APRESENTA FORTE DESEMPENHO NO SEGUNDO TRIMESTRE “Confirmamos nossa orientação para o ano fiscal de 2017. Espe- ramos um crescimento orgânico de 2% a 4% nas vendas. A expec- tativa é aumentar nossa margem EBIT ajustada para mais de 17% e um crescimento do resultado por ação preferencial entre 7% e 9%”, diz Hans Van Bylen, CEO da Henkel. As vendas no segundo trimestre de 2017 alcançaram um novo re- corde de 5,098 milhões de euros, um crescimento nominal de 9,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As aquisições e desinvestimentos representaram 7,4% deste crescimento, prin- cipalmente como resultado da aquisição da The Sun Products Cor- poration. Os efeitos da taxa de câmbio tiveram resultados neutros de um modo geral. O crescimento orgânico, que exclui o impacto da taxa de câmbio e das aquisições/desinvestimentos, foi de 2,2%.

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