Revista Graphprint - Edição 180

SUSTENTABILIDADE GRAPHPRINT OUTUBRO 17 36 Diariamente aumenta o número de pessoas que estão dispostas a pagar mais por produtos que sejam ambientalmente responsáveis e produzidos por empresas que mantêm práticas comerciais éti- cas. Consequentemente, tal comportamento por parte do consu- midor faz um número cada vez maior de empresários enxergarem que ser sustentável e socialmente correto garante à marca um diferencial que pode colocá-la à frente da concorrência. Fato é que organizações mundo afora têm firmado compromis- sos atrelados à sustentabilidade e estão trabalhando de forma a buscar alternativas para que suas ações minimizem impactos ne- gativos e potencializem os positivos. Daí a preocupação com ges- tão de resíduos, eficiência energética, reaproveitamento de água, governança, contratação de fornecedores, além de investimentos em favor da comunidade e meio ambiente. Um passo à frente POSIGRAF EXPANDE VISÃO PARA ENTREGAR PROCESSOS CADA VEZ MAIS ADEQUADOS AO AMBIENTE E ÀS PESSOAS Um exemplo dessa consciência ambiental e produtiva é a Certifi- cação Life que reconhece organizações que desenvolvem ações favoráveis e efetivas à conservação da biodiversidade, colabo- rando assim com a manutenção de áreas naturais e a oferta dos serviços ecossistêmicos. Antes de se tornar a primeira indústria brasileira a receber a cer- tificação, a Posigraf escalou vários patamares de gestão, alcan- çando certificações nos campos da gestão da qualidade, gestão ambiental e procedência florestal do papel usado na produção industrial. A adoção da Mata do Uru pela Posigraf, garantindo a preservação da área, foi a mais importante ação para que a grá- fica obtivesse a Certificação Life. O foco da adoção está em man- ter a biodiversidade da floresta, mas também abre espaço para o desenvolvimento de pesquisas e atividades educativas no local. A empresa também pratica algo muito comum hoje no mercado: a preferência por parceiros que atendam a determinados padrões e requisitos sociais e ambientais. E na posição de fornecedora, a gráfica também é auditada por parceiros comerciais que de- senvolvem programas de sustentabilidade e precisam garantir o cumprimento de alguns padrões em todas as fases do processo produtivo. “Na Posigraf buscamos praticar a estratégia de susten-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=