Revista Graphprint - Edição 179

GESTÃO GRAPHPRINT SETEMBRO 17 32 Todas vivem da busca de resultados e todas, invariavelmente, passam por situações complicadas. Pensando apenas nas PMEs, vamos explorar os principais gargalos enfrentados e meios de superá-los. De acordo com o especialista Silvinei Toffanin, con- tador e diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, há empresas que não conseguem estabelecer, permanentemente, os principais pilares, que são: pessoas certas nos lugares certos; li- derança eficaz; conhecimento técnico e metodologia de gestão. Assim acabam por enfrentar os chamados “gargalos”, que difi- cultam, ou até impedem, a continuidade de suas operações e, por consequência, sua sobrevivência. O primeiro e principal gargalo é formado pelas pessoas. A em- presa precisa buscar e recrutar, permanentemente, pessoas com perfil comportamental e conhecimento técnico adequados à sua função e à cultura do negócio. Um líder verdadeiro é aquele que Para (tentar) eliminar gargalos nas PMEs POR DENTRO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO DIA A DIA DO NEGÓCIO ATÉ CONSEGUIREM ALCANÇAR OS RESULTADOS E LUCROS atinge os resultados com a sua equipe, respeitando os valores e a cultura do negócio. Assim, líderes que não conseguem atingir os resultados são o segundo gargalo. O terceiro gargalo é o formado pela insuficiência do conheci- mento técnico, necessário à boa execução das tarefas diárias dos líderes e colaboradores. A ausência de uma gestão abso- lutamente focada em resultados é o chamado quarto gargalo (a sobrevivência do negócio depende disso). Cabe à liderança, treinada e preparada na metodologia de gestão por resultados, atuar sobre os eventuais gargalos e à sua dinâmica interna (pes- soas – conhecimento – ação). No entanto, o diagnóstico de qual gargalo afeta o andamento das companhias não é tarefa fácil. Para isso, é necessário entender e trabalhar conceitos, sistemas e métodos que vão orientar a qua- lificação e o treinamento adequado dos seus líderes. Dessa for- ma, a liderança terá suporte concreto e permanente para que a empresa consiga atingir resultados consistentes, eliminando os chamados gargalos de desempenho operacional. Em síntese, colocar as pessoas certas nos lugares certos, energi- zá-las, sincronizar os seus esforços e conectar suas prioridades com as da empresa, mantendo um elevado senso de urgência so- bre os fundamentos do negócio, fará com que os resultados sejam

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