acontece
NOMERCADO
GRAPHPRINT AGOSTO2017
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A 123ª edição da Pesquisa Clima Empresarial Lide-FGV, realizada
com CEOs, presidentes e outros líderes corporativos presentes no
Almoço-Debate Lide, realizado no dia 12 de junho, na capital pau-
lista, revela que os empresários acreditam namelhoria da receita
(45%), frente a 24% domês anterior; para 36% houve uma ligeira
piora (emmaioo índiceera46%); epara19% vai ficar igual (frente
a 30%domês anterior).
Apresentado nofinal do evento, que contou com exposição de Ives
Gandra Martins, jurista, advogado, professor e escritor, o levan-
tamento coordenado por Fernando Meirelles, presidente do Lide
Conteúdoeprofessor titular daFGV-EASP,mostraquenestaedição
de junhoasadministraçõespúblicasobtiveram índicedeeficiência
gerencial de 3,1 para a esfera federal (emmaio era 4,7); 5,7 para
estadual (no âmbito do Estado de São Paulo; antemesmo número
emmaio) e 8,0 para a municipal (relativa à capital paulista; que
também é igual aomês demaio). Calculadopela FundaçãoGetúlio
BEMISABREESCRITÓRIO
COMERCIALNOPERUE
PLANEJAAMPLIARASVENDAS
NAAMÉRICADOSUL
ABemis,umadasmaiores fabricantesdeembalagensdomundo,vai inaugu-
rar um escritório comercial em Lima, noPeru. Com investimento previsto de
US$ 500mil e a contratação de uma equipe comercial, a empresa pretende
fazer com que a base peruana seja um centro para suas novas operações
na região andina.
Sob a coordenação do gerente comercial Eduardo Posada, esta equipe de
vendas é responsável por levar aos mercados do Peru, Equador e Colôm-
bia as inovações em embalagens já utilizadas noBrasil,Argentina eMéxico,
adaptadas aos hábitos de consumo da população andina. Oportfólio da em-
presa abrange os mercados de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêu-
ticos, higiene pessoal, limpeza doméstica,médico-hospitalares e pet food.
O novo escritório já está realizando alguns testes de embalagens de clientes,
e amaior demanda atualmente tem sido por embalagens para proteínas, ali-
mentos líquidos, iogurtes emargarinas. “É realmentegratificantepoder retor-
nar aomeu país para promover negócios emovimentar a economia local. A
região andina está em franca expansão e, caso tenhamos oportunidade, não
descartamos a hipótese de instalar uma fábrica e, também, realizar aquisi-
ções”, afirmaCarlosSantaCruz, presidentedaBemisparaaAméricaLatina.
Como parte da estratégia de aceleração do crescimento das operações na
América Latina, a Bemis também já estuda a expansão para outros países
naAmérica doSul.
VOITHPAPERSOBNOVAGESTÃO
Em junho o conselho supervisor da Voith GmbH no-
meou Andreas Endters para ocupar a função de pre-
sidente do conselho de administração da divisão do
GrupoVoithPaper apartir de1°deoutubro2017. Des-
sa forma, ele sucederá a Bertram Staudenmaier, que
decidiudeixar aempresaaofinal desteanofiscal,que
se encerra em setembro de 2017.
Endters juntou-se à Voith Paper em Heidenheim, em
1995, como gerente de vendas e marketing para as
mantas de prensa QualiFlex. Em 2000, ele foi apon-
tado vice-presidente executivo da Voith Paper Ra-
vensburg; um ano depois, tornou-se presidente do
conselho consultivo da empresa. Dois anos mais tar-
de, em 2004, Andreas Endters tornou-se membro do
conselho de administração da divisão do Grupo Voith
Paper, onde assumiu a responsabilidade pela Busi-
nessDivisionRolls. Em2008, ele foi transferidoparao
conselho de administração da divisão do Grupo Voith
Hydro, no qual assumiu a responsabilidade pela ges-
tão de contratos mundial da área de Large Hydro. Ao
final de 2011, ele retornou à Voith Paper comomem-
bro da diretoria dessa divisão do grupo, inicialmente
assumindo a responsabilidade pela área demáquinas
de papel. Desde outubro de 2012, ele é responsável
pelaBusiness LineProjects.
EMPRESARIADOACREDITAQUERECEITADEVEMELHORAREM 2017, APONTA
PESQUISA LIDE-FGV
Vargas (FGV), o índice é uma nota de 0 a 10, resultante de três
componentes com omesmo peso: governo, negócios e empregos.
A pesquisa também apresenta redução do índice de clima em-
presarial de quase um ponto percentual: 4,8 (ante 5,7 emmaio e
relativamente igual àmédia de 4,9 obtida ao longo dos Almoços-
-Debates realizados em 2016). Já o cenário político continua a ser
um tema preocupante (98%) para o empresariado brasileiro, se-
guidopela inflação (1%), e juntoscâmbioecrise internacional com
(1%). Para os líderes empresariais, o mesmo cenário político é o
fator quemais impede o crescimento das empresas (59%) – a se-
guir, vêm carga tributária com omesmo índice da edição passada
(24%), nível de procura (16%) e taxa de juros (2%). Questionados
sobrequal áreaqueoBrasilmaisprecisamelhorar,oempresariado
aponta, justamente, a política (44%) e também a educação (33%)
como as principais, seguidas por infraestrutura (15%), segurança
(5%) e saúde (3%).