Revista Graphprint - Edição 178

GESTÃO GRAPHPRINT AGOSTO 17 16 Ao abrir uma empresa você pensa no “core business” daquele segmento como ummodelo de negócio rentável ao investimento aplicado, além da lucratividade que a empresa irá gerar. Isso por- que seu negócio pode possuir os ativos necessários para ocupar umespaço importantenomercadoemanter a sustentaçãodo seu empreendimento. Porém tem um entrave: se a sua empresa não estiver crescendo, pode perder espaço com a chegada de empre- sasmais inovadoras. De acordo com a pesquisa realizada pelo Comitê Inovação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovado- ras (Anpei), “pequenas e médias empresas brasileiras sabem que inovar é imprescindível para seu funcionamento e permanência no mercado. Pois é omercadodinâmico e competitivoque impulsiona as empresas a investir em inovação. Uma inovação bem-sucedida pode representarmelhorposicionamentonomercado (ouemalguns casosa liderança) eatémesmoa sobrevivênciadeumaempresa”. A boa notícia que com a orientação correta, o treinamento ade- quado - voltado a fazer da inovação um elemento da estratégia empresarial - o seu negócio pode atingir um alto potencial de crescimento. Como? Diagnóstico da empresa; criatividade e cul- turade inovação; estruturar ummodelodenegóciomais inovador; financiamento; coaching e elaboração de estratégias futuras. Masoqueégestãode inovaçãoparaumaempresaecomoaplicar asestratégiasparaalcançar osobjetivosdecrescimentoevisibili- dade que o negócio precisa? Edson Fermann, sócio e diretor da empresa de consultoria Inde- xare, que também realizamentoria a startups, como no Programa InoVativa Brasil, do MDIC e no SpeedMentoringWoman Tech, da Escola de Negócios do Sebrae SP, com know-how em gestão de inovação, ajuda esclarecer a questão. “Há várias formas de fo- mento, técnico (ter o apoio do Senai para melhorar o processo ou o produto) e financeiro (ter o apoio da Finep ou Fapesp para desenvolver produtos, por exemplo), para inovar”. O gestor das empresas de pequeno e médio porte precisa compreender que a saída para não morrer é inovar continuamente, encantando o seu cliente, fazendo diferente e melhor que seus concorrentes. Por epelo seunegócio EMPRESASQUEAINDANÃOSEADEQUARAM AONOVOMODELOCOMPETITIVO, PODEM COLOCAREMRISCOOSEUCRESCIMENTOA LONGOPRAZO Por isso, a preocupação da nossa empresa de consultoria Indexa- re, através deprofissionais especializados emgestãode inovação e informação, é levar os pequenos negócios para o caminho da inovação”, afirma. ADEQUAÇÃOÀSDEMANDAS SegundoFermann, que também foi diretor técnicodoSebrae–SP e gerente de inovação e tecnologia do Sebrae Nacional, somente com a implementação de inovações, tanto nos produtos (bens ou serviços), nos processos, na gestão empresarial e no marketing, é que haverá possibilidade de acompanhamento e adequação às demandas domercado com competitividade, oque constitui ane- cessidade imperiosa de transformar e inovar para garantir o su- cesso da empresa. “A empresa necessita verificar continuamente se seu modelo de negócio está adequado às necessidades de seus clientes ou em razão da concorrência ou novas tecnologias necessita inovar”, complementa. Com as mudanças no mercado de trabalho, aliadas ao mercado tecnológico cada vez mais presente nas empresas, é comum as PME traçarem estratégias para se tornarem competitivos nesse mercado. Porém, muitos desses novos empreendedores não sa- bem por onde começar. “Ao ouvir empresários falarem que suas empresas necessitam ser competitivas, sempre pergunto ‘você entrega oproduto (bens/serviços) com valor percebidopelo clien- te? E como resposta vem o silêncio”. A inovação tem tudo a ver com os pequenos negócios, que não necessitam de departamen- tos ou centros de PD@I estruturados para aumentar as possibili- dades de realizar parcerias e, com os centros de conhecimento para potencializar os produtos da empresa, para que seja reco- nhecido pelo clientefinal. “Todaempresa,qualquerquesejaoseu ramo, temomesmodesa- fio de encantar continuamente os clientes para que o negócio se desenvolva demodo que os lucros apareçam, essa visão precisa ser adotada”, completa Fermann.

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