Revista Graphprint - Edição 176

CENÁRIO GRAPHPRINT MAIO 17 26 Empresas buscamcaminhos diferenciados REALIZADOPELAADOBEEPELA ECONSULTANCY, RELATÓRIOGLOBAL MOSTRAOSDESAFIOSECONTRADIÇÕESEM MARKETINGDIGITAL A experiência do cliente é a principal forma de diferenciação para as organizações, mas sua capacidade para processar e analisar dados não está se desenvolvendo com a velocidade necessária. IssoéoquemostraasétimaediçãodoestudoDigitalTrends2017, desenvolvido pela Adobe e Econsultancy e que ouviumais de 14 mil profissionais de empresas e agências nomundo todo. O objetivo macro do levantamento é prever o cenário de investi- mentos e esforços que empresas e agências farão emmarketing digital, tanto nesse quanto nos próximos anos. Os achados incluem:dentre as áreas demaior oportunidade nes- te ano, 22% das empresas e 18% das agências veem otimizar a jornada do cliente como amaior delas; 16% das empresas e 13% das agências visionam a criação de conteúdo atraente e 12% das empresas e agências preferemdata-drivenmarketing. “Amaioria das empresas quer investir em análise de dados; por outro lado, apenas uma em cada dez das que participaram do es- Independentementedasprojeçõesorçamentáriasparacada ferramentademarketing,maisdedois terçosdasempresase agênciasafirmamqueodigital direcionaasatividadesdemarketing daorganização tudo atuarão com dados que surgem a partir da análise das infor- mações dos clientes. Esse cenário dificulta oprincipal objetivodo ano para empresas e agências, que é melhorar a experiência do cliente”, analisa Federico Grosso, vice-presidente da Adobe para América Latina. De acordo com o executivo, isso mostra que prioridades e orça- mentos precisam ser melhor alinhados. “Em um cenário ideal, tudo deve caminhar em umamesma linha: investimentos emma- rketinganalyticsparaaprofundamentoemdata-drivenmarketing, o quemelhora a jornada e a experiência do cliente” Para 2020 a grande perspectiva é engajar audiência via realidade virtual ou aumentada para (25,5% das empresas e agências), IoT (25,5%), inteligência artificial (23,5%). BALANÇODAVERBA Aindadeacordocomoestudo,13%dasempresasenxugarãooor- çamento de display advertising e de links patrocinados, enquanto personalização (51%) eanúncioemvídeo (50%) terãoorçamentos reforçados em 2017. No entanto, independentemente das projeções orçamentárias para cada ferramenta demarketing,mais de dois terços das em- presas e agências afirmam que o digital direciona as atividades demarketing da organização. “Aos poucos, vemos uma queda no númerodeempresasqueaindaafirmamqueodigital écompleta- menteapartadodasdisciplinasdemarketing.Masoalertaéclaro: aquelas que não fizerem essa transformação digital ficarão para a história. Toda e qualquer empresa hoje em dia deve ser uma empresade tecnologia. Sem isso,nãohácomosobreviver,emuito menos, se diferenciar”, finalizaGrosso.

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