Revista Graphprint - Edição 175

Equipamentos paraAcabamentos GRAPHPRINT ABRIL 17 36 xo custo, sem perda de tempo e com produção ininterrupta, além de ajustes ‘on the fly’ semmaculatura. O primeiro produto é bom para venda e com alta qua- lidade. A Müller Martini é líder mundial em fornecer soluções em acabamento digital, e lançou já naDrupa 2004 o seu sistema de acabamentoSigmaline para blocos de livros”, relembraCarlos Pace, gerente geral daMüllerMartini Brasil. Pelovisto,aautomatizaçãodosprocessoséaboladaveznosetor.“Asmudanças estão sendo cada vez mais relacionadas para a automatização dos processos, ou seja, dessa forma os equipamentos de acabamento voltados para omercado digital devem ter setup rápido,quandoooperador insereosdadosem telade to- que, e também com acerto automático. Os equipamentos devem ter capacidade para armazenar os trabalhos realizados. Pegando o exemplo de um photobook, o livro domesmo formato pode ser realizado com diferentes espessuras; para issooGrupoFurnaxpossui coladeirasofflinede lombadaquadradacommedidor digital deespessuracomajusteautomáticode funçõesdoequipamento”, indica Marcelo Firmino, gerente de produtos doGrupo Furnax. Marcel Casarino, business development – digital finishing LA da Esko, aponta paraabuscaporprodutividadeeversatilidadeatreladasaosvalorescompatíveis com a nova realidade domercado. “O cliente também precisa de uma solução completa que permeie todas as etapas do processo com qualidade e eficiên- cia, seja em softwares ou equipamentos propriamente ditos. Neste contexto, os softwares são soluções perfeitas para evitar erros e retrabalhos, evitando desperdíciosegastosextras. Equandoatreladosaequipamentosdealtaconfia- bilidade, garantemque oprodutofinal seja compatível com as novas exigências do consumidor e agregue valor ao produto e àmarca”, explicaCasarino. PORTFÓLIOSROBUSTOS Casarinogaranteque odiferencial daEsko é oferecer soluções, dapré- impres- são ao acabamento, que atendam aos diversos tipos de substratos, processos e aplicações. Especificamente para a etapa de acabamento, a empresa oferece a linha Kongsberg em duas versões. “A linha de acabamento Kongsberg X tem como ponto forte a versatilidade para uma ampla gama de aplicações de corte, seja em 2D ou 3D, embalagens, sinalizações e displays. Com a Kongsberg X é possível investir em ferramentas específicas para cada aplicação, com a total garantiadeconfiabilidadeEsko.A versatilidade se refleteaindanapossibilidade de adicionar ferramentas para novos materiais, novas aplicações ou expansão de capacidade, para ganho de produção ou prospecção de novos mercados”, detalha. Já a linha Kongsberg C surgiu da demanda dos clientes por alta produtivida- de. Foi projetada para ambientes 24/7 e de produção semi-industrial. “Além da grande flexibilidade, a linha C trabalha com novos formatos, mais largos, e se adaptaperfeitamenteàsmodernas impressoras com formatos de3,2metros de largura; ela trabalhacom rolos largose folhas largas. OmodeloKongsbergC64, por exemplo, trabalha commateriais com 126” de largura por 126” de compri- mento (3,21mm x3,21mm), ajustando-seperfeitamenteàsmodernas impresso- ras de formato largo. Há também omodeloC60Kongsberg, ideal para trabalhos com 126”de largura por 63”de comprimento (3,21mm x 1,60mm). Com a linha C a Esko consegue acompanhar o rápido crescimento da impressão digital de CarlosPace,gerentegeral daMüllerMartini Brasil: “A principal mudança foi, sem dúvida, o desafio lançado pela necessidade de produzir tiragensmínimas de “até uma unidade” (book of one), hoje possíveis graças à impressão digital. Falamos de acabamento digital econômico, com baixo custo, sem perda de tempo e com produção ininterrupta, além de ajustes ‘on the fly’ semmaculatura. O primeiro produto é bom para venda e com alta qualidade.”

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