Revista Graphprint - Edição 168 - page 57

GRAPHPRINT AGOSTO16
Giro
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No entanto, há uma parcela de latino-americanos que
adquirem algum produto ou serviço na internet. Os
“compradores online” (15%), argentinos, brasileiros e
chilenos, principalmente, aproveitam os benefícios do
canal e sabemquequando comprampodem ter aces-
so a toda descrição dos itens, têm a possibilidade de
comparar preços em diferentes lugares e ainda obter
preçosmelhores do que os das lojas físicas.
PORSETORES
Eletrônicos (48%), vestuário e calçado (38%) e eletro-
domésticos (31%) sãoos itensmaiscompradosonline
na região. México e Brasil se destacam na aquisição
de eletrônicos, Peru e Colômbia preferemmoda, en-
quanto que Argentina e Brasil apreciam os eletrodo-
mésticos. Dentro dos 15% dos compradores online,
14% correspondem a compras relacionadas com
entretenimento e estilo de vida (eletrônicos, eletrodo-
mésticos, roupas, calçados, férias,entretenimento,mó-
veisebrinquedos) eapenas1% representacomprasde
categoriasdebensdeconsumo.Entreelassedestacaa
de cuidados pessoais. “Esses compradores são jovens,
deaté35anos,queusamseussmartphonespara fazer
compras e preferem as noites para encher seus carri-
nhosdecomprasvirtuais”,afirmaFlaviaAmado,direto-
radeShopper&Retail naAméricaLatina.
O e-commerce tem um grande potencial de cresci-
mento na região. O uso do canal para os itens rela-
cionados ao entretenimento e estilo de vida é um avanço para que se desen-
volvam também as compras de categorias de bens de consumo. Na verdade,
seis em cada dez lares latino-americanos que já tentaram as compras na
rede pensam em aumentar oumanter suas aquisições online. “Alguns ace-
leradores que aumentariam a compra de categorias de consumo online são:
promoções exclusivas, alternativa para pagar com cartão de crédito, asses-
soria sobre a compra virtual, velocidade e menores custos com a entrega”,
pontua Virginia Garavaglia, diretora de marketing para a América Latina da
KantarWorldpanel.
Ousodocanal paraos itens relacionadosaoentretenimentoeestilodevidaéum
avançoparaquesedesenvolvam tambémascomprasdecategoriasdebensde
consumo.Naverdade, seisemcadadez lares latino-americanosque já tentaram
ascomprasna redepensamemaumentar oumanter suasaquisiçõesonline
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