Revista Graphprint - Edição 163 - page 48

INDÚSTRIAEMDESTAQUE
GRAPHPRINT MARÇO16
48
Espíritode competitividade
comalmadequalidade
CONSOLIDADANOMERCADODEVERNIZESBASEÁGUA,
AWEILBURGERAPOSTANAELEVAÇÃODOCONSUMODE
PRODUTOSDECURAUV. APÓSAAQUISIÇÃODAHELIOCOLOR,
EMPRESAMIRAAUMENTARSUACAPILARIDADENOBRASIL
AOOFERECER,ALÉMDEESPECIALIDADES, INSUMOSCOM
PREÇOSCOMPETITIVOS
MarcioBertossi,diretordaHeliocolor: O
produtoampliouanossaparticipaçãono
mercado,hámaiorpoderdenegociação.
A tendênciaédecrescimentoem todas
as regiõesdoBrasil.Buscamosampliar a
capilaridadedeatendimentodaempresa
pormeiodeprodutoscomqualidade,além
dopreçocompetitivo.Podemosagora
retomar contatocomclientesqueestavam
adormecidosdevidoàbarreirapreço.”
Fundada em 1989 e reconhecida no cenário gráfico nacional como fabricante de ver-
nizes base água, a Heliocolor construiu sua estratégia de negócio fundamentada na
demanda por insumos customizados. Há alguns anos, quando a produção de verniz
para impressãoaindaestavaassociadaaosprodutoresde tintas,achouaoportunidade
exataparaconduzir uma fábricavoltadaexclusivamenteàproduçãodosvernizes. Con-
sequentemente, veio a necessidade em lidar com a vanguarda tecnológica.
“AHeliocolor sempre foimuito fortenaáreadevernizesbaseáguaeacabouse tornan-
do a pioneira no Brasil em produzir esse tipo de insumo. Nomeio do caminho, perce-
bemos que não tínhamos uma tecnologia forte para a área de verniz UV que estava se
tornandomais abrangentena indústriagráfica.Mesmoassim, a linhade vernizesbase
água jáestavabemposicionadacomaçãoemnecessidadescustomizadas. Nãopodía-
moscorrer o riscodeficarmosdesatualizados,sem insumoscom tecnologiaUV”,conta
Marcio Bertossi, diretor da Heliocolor que recentemente foi adquirida pelaWeilburger
Graphics GmbH, sediada emGerhardshofen, naAlemanha. É exatamente essa história
que você vai conhecer daqui emdiante.
Com o radar atento ao estreitamento de novos negócios, a Heliocolor começou a se
movimentar em busca de parcerias que, na prática, poderiam trazer expertise no seg-
mentodeUV. “Umamigoacabou trazendoadiretoriadaWeilburger paraconhecer nos-
sa fábrica. A empresa alemã já possuía uma fábrica em Sorocaba (SP) para a fabrica-
ção de revestimentos antiaderentes para panelas, óculos, vidros, entre outros grandes
mercados. Houve então uma sinergiamuito grande entre a filosofia daHeliocolor e da
Weilburger. A linhade trabalho, pensamentoeposicionamentodeprodutos transitivam
nosmesmos ideais”, relembraBertossi.
O encontro de interesses fez surgir a chama que veio a crescer em agosto de 2014 e
se consolidou em janeiro de 2015. “Buscamos produtos de qualidademesmo que, em
algunsmomentos, sacrifiquemos as commodities. Isso contribuiumuito e os alemães
perceberamclaramentenossoposicionamento. Nossaproduçãodevernizesbaseágua
é 100% automatizada. A aquisição da Heliocolor trouxe a condição ideal para produzir
vernizes UV também”, contaBertossi, acrescentando que há alguns desenvolvimentos
para a área de impressão digital naAlemanha,mas que ainda émuito cedo para falar
emprodutosnomercadobrasileiro.“Vamosabsorveresta tecnologia também,masnão
de imediato”, completa.
MERCADOEPRODUTOS
No Brasil, a Weilburger aposta em seu
verniz carro-chefe: “É um verniz que
poder ser aplicado em diversos subs-
tratos e sobre variados tipos de filmes
e plásticos rígidos. O produto ampliou
a nossa participação no mercado, há
maior poder de negociação. A tendência
éde crescimentoem todas as regiões do
Brasil. Buscamos ampliar a capilaridade
de atendimento da empresa por meio de
produtos com qualidade, além do preço
competitivo. Podemos agora retomar
contato com clientes que estavam ador-
mecidos devido à barreira preço”, anun-
ciaBertossi.
Para as empresas que têm dúvidas so-
bre os produtos da fabricante, está àdis-
posição um profissional treinado e com
vasta experiência mundial. “Nossa filo-
sofia vive fundamentada na qualidade.
As reclamações são praticamente nulas.
Temosmuitos anosdemercadoe sólidas
parcerias com os clientes. O técnico da
Weilburger, formado na Alemanha, rea-
liza palestras para as gráficas, além de
falar seis idiomas”, convidaBertossi.
1...,38,39,40,41,42,43,44,45,46,47 49,50,51,52
Powered by FlippingBook