Revista Graphprint - Edição 146 - page 45

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Entidades
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FabioArrudaMortara,presidentedoSindigraf-SP:
“Os sindicatos e as associações
da classe são o primeiro ponto
onde os empresários do setor,
em que predominam pequenas e
microempresas, buscam apoio.”
Umpontoaltodoevento foi apalestraPerspectivasparaumBrasil
Melhor, de Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, que anali-
sou a situação econômica, alertando para o risco de o país “não
enriquecer antes de envelhecer”, em referência ao bônus demo-
gráfico que vivemos, em descompasso com os baixos níveis de
crescimento. Falouaindaqueasoluçãopara recuperar acompeti-
tividadeestáemdiminuir o custopaís enãoempolíticas setoriais
que visem aumentar o customundo.
Ao comentar asmobilizações dos últimos dois anos, Barbosa diz
que aprendemos a consumir produtos, mas não cidadania, e que
é preciso evoluir do “vem para a rua” para o “vem para a urna”.
E finalizou: “A corrupção nasce da tolerância com os pequenos
delitos. Éprecisodar certo, fazendoa coisa certa, do jeito certo. O
jogo é duro,mas é na bola e não na canela.”
Formação
Nomódulo Formação Profissional para a Indústria Gráfica, o pro-
fessorWalterVicioni Gonçalves falouda responsabilidade da edu-
cação na recuperação da competitividade. Sucessão Empresarial
Familiar foi o tema abordado pelo especialista em empresa fami-
liar Domingos Ricca, da Ricca Assessoria. Fechando o primeiro
bloco,Mário César Martins de Camargo, ex-presidente daAbigraf
ediretor daFiesp, fezumaanálisedos7ErrosdoEmpresárioGrá-
fico e comentou a própria experiência como empresário gráfico.
À tarde, a economista Zeina Latif, da XP Investimentos, analisou o
ambiente de negócios e criticou políticas setorialistas: “Escolher
setores vencedores tem efeito sobre toda a economia e não traz
benefícios para o conjunto do país”, disse ela, prevendo que alta
taxa de juros e câmbio continuarão prejudicando desempenho e
investimentos da indústria até 2015.
A especialista em compliance Josefa Lira falou sobre a impor-
tância de entidades e empresas disporem de condutas e proces-
sos éticos e aderentes aos valores das instituições, seguida pelo
gerente demarketing da Abigraf, Igor Archipovas, com a palestra
Marketing e Comunicação em Entidades de Classe, e por Fabio
Arruda Mortara, com o tema Como Implantar a Two Sides Brasil
nosMercadosRegionais.
Apósuma rodadade relatosdeBoasPráticasSindicaiseAçõesde
Sucesso, o tema Técnicas de Negociação Sindical correspondeu
à penúltima palestra do dia, a cargo do advogado Jerônimo Ruiz,
diretor do Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose e Pasta de
Madeira no Estado deSãoPaulo. Parafinalizar, o cientista político
CarlosMelo, professor do Insper,mobilizouas atenções aoesmiu-
çar oCenárioPolíticoBrasileiro.
Apoios
O evento teve apoio da Associação Brasileira da Indústria Gráfi-
ca (Abigraf), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da As-
sociação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e do São Paulo
ConventionVisitorsBureau (SPCVB).Naabertura,alémdeMortara,
também se pronunciaram o presidente nacional da Abigraf, Levi
Ceregato, e o presidente da regional paulista da associação, Sid-
neyAnversaVictor.
Foto: AlexandreOndir/DivulgaçãoSindigraf-SP
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