Revista Graphprint - Edição 143 - page 3

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GRAPHPRINT MAI 14
EDITORIAL
Relógio inteligentenão seduz
Comosempre,antesdecomeçaradesenvolvermaisumeditorial,buscoapoioem
informaçõesquejulgointeressantesparatraçaranalogiasjuntoàindústriagráfica.
Antesdequalquerassunto,aproveitoasuaatençãoparaparabenizarosvencedores
do13ºPrêmioGRAPHPRINT,queestãodivulgadosnaspróximaspáginas.
Retornandoàsanalogias,pegocaronaemalgumasnotíciasquevêmmudandoo
mododeagirdeváriossetores.Aindústriadamodaéumadelas.Autilizaçãodarede
socialdefotosemdesfilesmudouamaneiracomoestilistas,jornalistaseopúblico
emgeralcaptamasnovastendências.Ofatoéqueosfrequentadoresdodesfilejá
chegamcomocelularempunhoecomo Instagramaberto.
Éamídiadigitalmudandoamaneiracomaqualasroupassãoapresentadasoumes-
modesenhadas.Odigitalalteroutambémamaneiradecobriramoda,deconsumi-la
ecompartilhá-la.Osestilistasnãosãoosúnicosaadotaraliberdadeoferecidapelo
universodigital;paraespecialistas,novosestilistaspassaramacriarroupaspensan-
doemcomoelasficarãonasfotosdivulgadaspelaweb.Umagrandemarcaderoupas
recentementeencerrouseudesfilecommodelosdeaparênciarobóticagirandonuma
plataformaenquantojatosdecaloralteravamacordesuasvestescomsensibilidade
térmica.Oresponsávelpelaapresentaçãofoienfáticoaoafirmarqueomomentofora
criadosobmedidaparaoInstagram.Atentativadaempresaerapensarnasfotos
queiriamchegaràrede,tantoasproduzidaspelosprofissionaisquantoaquelasque
representamoolhardopúblico.A internetalteroua linguagem.
Quersaberosmotivosdetantapreocupaçãocomaimagem?Muitosdanovageração
nãoveemasroupaspelaprimeiravezcomosprópriosolhos.Sãotreinadospara
verasfotosemfotografiasnumformatobidimensionalenãotridimensional.Mesmo
assim,tudoissonãotemapretensãodesubstituirodesfiletradicional.Encontrou
algumasinergiacomoatualmomentodosetorgráfico?
Começaagoraumexercíciodereflexãoemrelaçãoàinovação.Apresentarnovida-
despodeserumcaminhosaudável;mascuidadocomosburacosesolavancosda
novidade.Sabiaqueorelógiointeligentenãoseduziuosfabricantessuíços?Original-
menteespecializadosemmodelosdeluxo,asmarcassuíçasderelógioestãopouco
empenhadasemcombinar joiascomprodutosdigitais.
Hádezanos,NickHayek,diretorexecutivodoSwatchGroup,eBillGates,cofundador
daMicrosoft,lançaramumnovotipoderelógiochamadoPaparazzi.Oproduto,trata-
docomoopioneirodochamadorelógiointeligente,davaaousuárioacessoaonotici-
ário,àscotaçõesdaBolsaeaoutrosdadospormeiodoserviçoMSNdaMicrosoft.O
Paparazzi foium fracasso!
Paraalgunsespeculadores,eraacurvadecrescimentoqueaindústriaderelógios
aguardava.Não,nãoera!Porváriasrazõesnenhumdoslíderesdaindústriasuíçapa-
receempenhadoemcombinarjoiasediamantescomprodutosdigitais.“Achegada
deaparelhosnãoprejudicaráosetorderelógiosdeluxo;naverdade,háespaçopara
todomundo”,disseRichardMille,fundadordaem-
presaquelevaoseunome.ParaJonCox,analista
dacorretoraKeplerCheuvreux,édifícilqueapri-
meirageraçãoderelógiosinteligentesprejudique
avendaderelógiossuíços,quesãovendidospor
maisdeUS$1milequerepresentam90%da in-
dústriasuíça.
Naverdade,algunsexecutivosalegamqueseus
clientesmilionáriosestãosaturadoscomasno-
vastecnologias.“Estamoschegandoaumestágio
emqueaspessoasestãocansadasdeaparelhos
tecnológicosporqueachamquesão invasivos”,
dissePhilippeLéopold-Metzger,diretorexecutivo
daPiaget.
Oquevocêachadetudoisso?Oquevocêfazpara
atrairosnovosconsumidores?Oqueelesquerem
éoquedevemosterouoquedevemosteréoque
elesquerem?Assim,semmais,nemmenos,pode-
mosserdiferentesdopontodevistagráfico.Não
éobastante,masanalisaroutrossegmentos,por
maisdistintosquesejam,viroufundamental.Éa
artedaobservaçãopairandoaartedaimpressão.
SaudaçõesGRAPHPRINTESES!
FábioSabbag
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