Revista Graphprint - Edição 142 - page 3

3
GRAPHPRINT ABR14
EDITORIAL
Somos oque imprimimos
EnquantoaCopanãovem,ascoisasrolamnosetorgráficodeventoempopa.Que-
rendoounão,asabóborasestãoseajeitandocomoandardacarruagem.Poraqui,
emsolográfico,recenteestudodaIDC–empresadeinteligênciademercado,ser-
viçosdeconsultoriaeconferênciascomasindústriasdetecnologiadainformação
etelecomunicações–sobreomercadodeimpressãoem2013revelouquedana
tecnologiajatodetintaecrescimentodevendasdeequipamentosalaser.Deacor-
docomoestudo,noanopassadoomercadobrasileiromovimentou3,7milhõesde
equipamentosdeimpressão,volumeaproximadamente9%menordoqueem2012.
A retração refletiu tambémnas receitas:em2013osetorgerouumvolumede
aproximadamenteUS$1bilhãonoBrasil,13,6%amenosdoqueem2012.Navisua-
lizaçãodosresultadosportecnologia,ocenárioédistintoentrelaserejatodetinta.
Enquantoasvendasdeimpressorasjatodetintacaíram13,1%(de3,087milhões
em2012para2,682milhõesdeunidadesem2013),asvendasdelasertiveramum
ligeirocrescimentoepassaramde1,019milhãodeunidadesvendidasem2012
para1,053milhãoem2013.
Ofocotambémestámigrando,argumentaDiegoSilva,analistademercadodaIDC
Brasil:“Antes,compoucasfunçõeseaplicabilidades,osequipamentosjatodetinta
buscavamatingirprincipalmenteosusuáriosdomésticoseprofissionaisliberais.
Agora,comas linhas‘business inkjet’,osequipamentosestãocadavezmaisro-
bustos,ecomfunçõeseaplicaçõesmaisabrangentes,visandotambémusuários
corporativosdepequenasemédiasempresas.Jáomercadolaser,emboratambém
estejapassandopormudanças,em2013apresentouresultadospositivospeloter-
ceiroanoconsecutivo.”
DeacordocomSilva,outromovimentofortequevemcrescendodeformaconstante
nosúltimosanosedemonstrandomaturidadeéomercadodeserviçosgerenciados
deimpressão(MPS).“Éumaexcelenteoportunidadeparaasempresasquebuscam
nãosóareduçãodecustos,mastambémaotimizaçãodosprocessos”,completa.
Jánosegmentodeimpressãodedadosvariáveis,aAssociaçãoBrasileiradaIndús-
triaGráfica(Abigraf)olhacompreocupaçãoaentradadosCorreios.Recentemente,
FabioArrudaMortara,presidentedaAbigraf,esteveemBrasíliaparaexpressarao
MinistériodaComunicaçãoapreocupaçãodaindústriagráficacomaentradados
Correiosnomercadodeimpressãodedadosvariáveis.Atéabril,aestataldevecon-
cluirumaparceriacomaValidparaacriaçãodeumaterceiraempresaprestadora
deserviçosdecertificaçãodigital,impressãodescentralizadaeemissãoeletrônica
dedocumentos,comoboletos,faturaseextratos.CasosejaaprovadapeloConselho
AdministrativodeDefesaEconômica(Cade),atransaçãoterácomoalvooatendi-
mentoabancos,administradorasdecartõesdecrédito,concessionáriaseoutros
grandesusuáriosdecomunicaçãoimpressacom
seus clientes.
Ovalordatransaçãocontinuadesconhecido,mas
sabe-sequeosCorreiosteriamparticipaçãode
49%nonovonegócio.“Essemodelocompete
demododiretocomasgráficase,aoverticalizar
todooprocessoprodutivoelogístico,crianítidas
vantagensconcorrenciaisparaanovaempresa,
semfalarnoganhodeescala,quevaigerardese-
quilíbrioeacirramentodaconcorrêncianomer-
cadográfico,agravandoasjáseverascondições
queatravessamos”, alertouMortara.
Aindanestaedição,oleitortem,deformaexclusi-
va,achancedeconheceroquerolouduranteoDs-
coop9,eventodaHPrealizandoemOrlando(EUA).
Emmeioadiscussõesinerentesaomeiodigital,o
eventomostroucomoaindústriavemsepreparan-
doparalidarcomosnovostempos,semexclusão.
Publicamostambémosfinalistasdo13ºPrêmio
GRAPHPRINT,eventoqueserárealizadonodia29
demaio, emSãoPaulo.
SaudaçõesGRAPHPRINTENSES!
FábioSabbag
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...52
Powered by FlippingBook