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GRAPHPRINT NOV 13
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Silvio Nicola, consultor da produção e de processos da indústria gráfica, nesta en-
trevista, explora o conceito lean manufacturing e mostra aos gráficos que é possível
encontrar lucro onde hoje há desperdício.
Nicola tem formação acadêmica na área gráfica como técnico em artes gráficas,
tecnólogo gráfico e pós-graduado em qualidade e produtividade offset. Atua na há
mais de 14 anos no segmento, sendo instrutor de tecnologia gráfica e de impressão
offset por cinco anos da Escola Senai Theobaldo de Nigris – SP.
GRAPHPRINT: Na prática, como funciona o conceito lean manufacturing?
Nicola:
Lean manufacturing foca em eliminar todo o desperdício e tudo aquilo que
não gera valor para o cliente. Por meio de conceitos e técnicas, classificamos e
buscamos soluções para as sete fontes de desperdício: produção em excesso, mo-
vimentação desnecessária de pessoas, espera, estoques desnecessários, extrapro-
cessamentos, retrabalhos e produtos não conformes e transporte de materiais.
GRAPHPRINT: Quais métodos podem se tornar exclusivos para a gráfica?
Nicola:
Focando nestas perdas, todos os métodos podem ser aplicáveis para a in-
dústria gráfica, desde que a ferramenta ou método seja rápido, visual e extrema-
mente eficiente. Sinalize os problemas de sua produção. Faz parte da cultura do
gráfico ocultar um problema. Use ferramentas simples e métodos não complexos.
O bom e velho 5S é essencial para novas descobertas, no sentido literal da palavra.
Aplique padrões bem definidos e entendidos por todos, estimulando ideias vindas
da produção. Para se ter uma ideia de tudo isso, um bom exemplo de efetividade,
uma reunião de lean, com análise de indicadores diários, plano de ações e etc., deve
durar no máximo 15 minutos e deve ser feita de pé.
GRAPHPRINT: Qual é o legado da consultoria para a empresa?
Nicola:
Cada empresa gráfica é como os dedos da mão. Todas possuem suas par-
ticularidades e é muito difícil tentar adotar uma solução padrão para todas elas.
A consultoria diagnostica o desalinhamento do processo e os desperdícios lean,
aplica ou desenvolve técnicas efetivas sobre o problema e fornece treinamentos
técnicos e conceituais a respeito. É claro que o lean possui diversos estágios, mas
creio que o grande legado é a mudança de cultura e os ganhos nos resultados.
Os colaboradores se sentem mais valorizados, potencializados e desenvolvem uma
perspectiva lean sobre o processo e os re-
sultados virão sob melhores produtividades
e reduções e eliminações de fontes de des-
perdícios.
GRAPHPRINT: Todas as gráficas precisam
olhar com mais carinho para este con-
ceito?
Nicola:
Com certeza. A concorrência está
cada vez mais acirrada e a sobrevivência
das gráficas neste cenário tão competitivo
está diretamente ligada a sua eficiência.
Aquelas que conseguirem identificar e apli-
car a eliminação das sete perdas, em um
processo contínuo de melhoria, poderão
oferecer soluções melhores a seus clientes,
continuando assim ativas no mercado e com
certeza se destacando por sua excelência.
Otimizando o tempo
No futebol é comum escutarmos que determinado
time acumulou gordura suficiente para queimar
em algumas partidas. Esqueça esse pensamento
na indústria gráfica; cada vez mais as empresas
precisam reduzir os tempos improdutivos para
continuarem competitivas no mercado
Silvio Nicola, consultor da produção e de
processos da indústria gráfica: “Sinalize
os problemas de sua produção. Faz parte
da cultura do gráfico ocultar um problema.
Use ferramentas simples e métodos não
complexos.”
LEAN MANUFACTURING