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Chapas
GRAPHPRINT NOV 13
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menos preocupações houver com estabilidade
de ponto e processos, mais ágeis, rápidas e fle-
xíveis serão as gráficas.”
A impressão digital contribui de forma relativa
e conceitual. Esta é a opinião de Zucchino: “Vis-
to que a impressão digital promete economias e
ganhos ligados ao fato de se dispensar processos
ligados à pré-impressão e acerto de máquina é
fato que os principais fabricantes de insumos e
tecnologias de impressão buscam aprimorar seus
produtos para minimizar as diferenças entre a im-
pressão convencional e a digital. Nesse aspecto,
sem dúvida há uma contribuição por parte da im-
pressão digital.”
“Acreditamos que as mudanças no perfil de
mercado, com tiragens mais baixas e prazos de
produção cada vez menores para as gráficas,
contribuíram para evolução das chapas offset.
A demanda da impressão digital auxiliou o de-
senvolvimento de chapas para sistemas ‘direct
to print’, onde a chapa de impressão é gravada
e revelada diretamente na maquina impressora.
A Fujifilm não tem chapa para esta tecnologia”,
avisa Uva.
Marcelo Chimelli, assessor da vice-presidência da IBF:
“A IBF, por ter boa parte de suas vendas efetuadas no exterior, ainda
possui um bom equilíbrio em seu mix de vendas entre os produtos
analógicos e digitais.”
Agfa
“Sem dúvida alguma a Agfa Graphics tem uma enorme vantagem com-
petitiva que é sua fábrica de Suzano em São Paulo que produz local-
mente a linha de excelência de produtos da Agfa mundial, e que propor-
ciona uma segurança e confiabilidade no fornecimento de produtos ao
mercado devido à garantia de diversificação de formatos com o maior
mix de produtos e formatos do mercado; certificações, pois é a única
fábrica de chapas offset com tríplice certificação da América Latina. A
unidade obedece ainda os mais rígidos critérios de qualidade, sendo
certificada ambientalmente e assim superando muito as expectativas
dos clientes, além da geração de empregos. Contamos com uma equi-
pe técnica de Aplicação e produtos, altamente qualificada, capaz de
otimizar e garantir o processo de cada cliente de maneira personaliza-
da e racional”, detalha Mansi.
Antalis / Fuji
“As chapas Fujifilm são produzidas em outros países; os químicos são
produzidos 100% no Brasil”, diz Uva.
GRAPHPRINT: Os produtos são fabricados localmente? Com isso,a companhia oferecevantagens?
Heidelberg
“Temos muitos produtos feitos localmente e outros são importados.
Com a produção local é possível reduzir os estoques e trabalhar
mais enxuto, diminuindo nossos custos de armazenamento, o que
nos torna mais competitivos”, fala Eskenazi.
IBF
“Nossa tecnologia é desenvolvida por nosso departamento de P&D em
nossa fábrica no Rio de Janeiro. Toda a produção também é efetua-
da nas nossas três linhas que juntas possuem hoje capacidade para
abastecer toda a demanda da América Latina. As vantagens oferecidas
pela produção nacional são muitas quando consideramos o universo
de stakeholders, ou seja, impostos, divisas, salários, preços competi-
tivos, garantia de fornecimento nacional, dentre outros”, fala Chimelli.
Kodak
“Atualmente todas as chapas Kodak são importadas de diversas
fontes de suprimento espalhadas pelo mundo”, fala Zucchino.