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Competitividade
• O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Regiião, Flávio
Cooper, fez a palestra “Relações capital-trabalho, como aprimorá-las?”,
mostrando que trabalhando em grupo, com entendimento entre empre-
sários e funcionários, é possível alcançar altos níveis empresariais.
• A consultora de economia Zeina Latif, apresentou o “Cenário Eco-
nômico e a Indústria Gráfica”, com o baixo crescimento do PIB brasi-
leiro e a situação econômica de países em desenvolvimento.
• Paulo Henrique Schoeuri, diretor da Central de Serviços da Fiesp
(Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), fez a palestra “Pla-
nejamento estratégico sindical”, que permite a organização de suas
ações estratégicas e estabelecer metas individuais e em equipe.
• Reinaldo Espinosa, presidente do Conselho da ABTG (Associação
Brasileira de Tecnologia Gráfica), abordou o tema “Integração & Ino-
vação, Capacitação & Produtividade e os desafios da indústria grá-
fica”, que ressaltou a importância de encontros como o realizado.
• Fabio Arruda Mortara, representando também a Abigraf Nacional
(Associação Brasileira da Indústria Gráfica), palestrou sobre os “Plei-
tos e propostas da indústria gráfica nacional” e as questões estraté-
gicas nas atuais circunstâncias políticas.
• Sérgio Juchem, advogado e negociador empresarial, falou
sobre “Negociação coletiva”, apresentando a estrutura sindical
em vigor no País e alguns pontos discutidos nas negociações
de trabalho, como reajuste e piso salarial, aumento real, cesta
básica, banco de horas, etc.
• Nílsea Borelli, gerente jurídica do Sindigraf-SP, explicou o “Sindi-
graf-SP: roteiro de convenção coletiva” e como é feito o trabalho
com o acompanhamento das negociações de sindicatos de catego-
rias conexas e diversas.
• O engenheiro Fabio Pauli apresentou a palestra “Aspectos e im-
plementação da NR-12”, norma de segurança no trabalho que exi-
ge adequações e gera controvérsias pelo fato de muitos parques
gráficos possuírem equipamentos antigos e que, geralmente, não
são adaptáveis.
• Por fim, o antropólogo Luiz Marins, destacou a “Gestão eficaz e
desafios de vendas no novo mercado competitivo”, apresentando um
panorama das estimativas de crescimento econômico e populacional
dos países emergentes nos próximos anos, a velocidade das mídias
digitais sobre as mídias tradicionais e queixas sobre a competitivida-
de em vários setores, além da indústria gráfica.
O I Encontro Nacional de Sindicatos da
Indústria Gráfica teve nove palestras: