Page 58 - 137

Basic HTML Version

EMPRESA EM FOCO
GRAPHPRINT OUT 13
58
No dia 5 de setembro, a KBA e a Deltagraf apresentaram a Koenig
& Bauer do Brasil. Era o que faltava para a KBA, definitivamen-
te, escolher o Brasil para sediar sua nova filial. “É verdade que
o mercado gráfico enfrenta crises com as mídias online, e que
há competição entre os mercados de offset e digital em determi-
nadas aplicações. Essas mudanças estão impactando, principal-
mente, os mercados de catálogo, jornais, revistas e editoras, que
se encontram sob pressão dos eBooks. Além disso, os sistemas
de impressão digital estão sendo adotados como soluções para
substituir impressos offset de pequeno formato, sobretudo em
áreas em que as tiragens decrescem, como livros, malas diretas
e impressos transacionais”, explica Luiz César Dutra, diretor da
Deltagraf.
Ainda de acordo com Dutra, a tecnologia offset permanece como
processo dominante, com cerca de 60% do mercado gráfico mun-
dial. “A impressão digital detém de 10% a 12% desse mercado. Ela
pode estar crescendo acima da média, mas seus sistemas ainda
são muito caros para altas tiragens e, também, há as limitações de
flexibilidade quanto ao uso de substrato, qualidade e acabamento
em linha”, acrescenta.
Sobre o investimento de se abrir uma filial para atender direta-
mente aos mercados do Brasil e se aproximar ainda mais dos
mercados da América Latina, Axel Kaufmann, CFO da KBA Alema-
nha, destaca que, para a empresa, a região é estrategicamente
muito importante. “O Brasil é um país de proporções continen-
tais e tem uma grande população. Temos uma importante base
instalada tanto de offsets planas como de rotativas, fruto de um
trabalho de várias décadas. Através de Dutra e da Deltagraf con-
seguimos estrear uma nova fase de crescimento, através de uma
parceria sólida e séria, que goza de grande confiança entre os
clientes. Como a segunda maior fabricante de impressoras do
mundo, vemos em nossa subsidiária Koenig & Bauer do Brasil e
no Dutra a confirmação de nosso compromisso de longo prazo
com o mercado brasileiro. Nossos atuais e futuros clientes devem
estar certos de que poderão contar com a KBA como um parceiro
local sólido”, explica Kaufmann.
Koenig & Bauer do Brasil: sinônimo
de filial da KBA
Brasil recebe oficialmente a filial do
Grupo KBA, uma das maiores fabricantes
de impressoras do mundo
Planos e expectativas
“A KBA enxerga grandes oportunidades na América Latina, e tam-
bém está atenta às mudanças do cenário mundial de impressão.
Obviamente, não podemos vislumbrar grandes crescimentos para
as impressoras offset planas e rotativas, mas, como uma empresa
que está focada em tecnologia, a KBA também desenvolve siste-
mas de impressão que possam atender às novas demandas do
mercado, como a RotaJet 76, lançada na Drupa 2012. Aliás, a KBA
é a única fabricante alemã de rotativas e de impressoras offset
que está lançando novidades para os mercados de baixas tiragens
e impressão sob demanda”, destaca Dutra.
Voltada a livros e jornais, a RotaJet 76 representa uma solução de
entrada para aplicações de impressão digital em baixa tiragem. “E
outros produtos serão anunciados em breve”, salienta César. “Esta-
mos também atentos ao crescimento de oportunidades nos siste-
mas de alta demanda de impressão inkjet e temos certeza de que
a tecnologia da RotaJet atenderá com perfeição às demandas de
muitas gráficas na América Latina”, afirma.
Dutra conta que entre os produtos KBA de maior destaque no mer-
cado brasileiro, e que representam parte significativa da base ins-
talada, estão as impressoras da série Rapida, para formatos mé-
dio e grande, bem como a série Genius, para formatos pequenos,
Axel Kaufmann, CFO
da KBA Alemanha:
“O Brasil é um
país de proporções
continentais e
tem uma grande
população. Temos
uma importante base
instalada tanto de
offsets planas como
de rotativas, fruto
de um trabalho de
várias décadas.”