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ARTIGO
GRAPHPRINT SET 13
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Seja questionador. Questionar o status quo e tudo mais (inclusive
o próprio modelo de negócios) é a base para ser criativo nos ne-
gócios. As boas respostas começam com boas perguntas, e por
isso o exercício do questionamento livre de amarras pode ajudar
bastante. O teste dos “por quês” ajuda a desmontar respostas e
falsos argumentos, e utilizar a expressão “e se...” contribui para
imaginar cenários. A Motorola nasceu fabricando rádios para car-
ros, mudou radicalmente de negócio e se tornou conhecida pro-
duzindo celulares.
Seja um articulador (de ideias e de pessoas). Um ambiente criativo
é um ambiente onde o fluxo de pessoas e ideias é livre. A capa-
cidade de articular essas peças é que faz com que uma empresa
seja criativa. Para isso, também é importante exercer o desapego
da autoria: mais do que promover a “sua” ideia, é importante con-
duzir o grupo para chegar a uma boa ideia para a empresa.
Envolva e motive as pessoas. A criatividade tem mais resultados
nos negócios se não ficar presa a um grupo específico da organi-
zação. Uma empresa da Costa Rica que exporta abacaxis motivou
seus colaboradores da seguinte forma: se alguém tivesse uma
ideia que pudesse diminuir os custos da empresa, receberia uma
premiação em dinheiro – não importando em qual nível hierár-
quico estivesse. Um dos
empregados que traba-
lhava carregando e ar-
mazenando os abacaxis
teve a ideia de mudar
o tamanho padrão das
caixas de armazena-
mento. Com apenas al-
guns centímetros a mais
em cada caixa foi possí-
vel armazenar mais abacaxis em um volume – e milhares em cada
contêiner, fazendo a empresa diminuir seus custos de exportação.
Pense em soluções simples e diferentes para os problemas. A
criatividade tem a ver com a forma que encaramos os problemas
e com a combinação de ideias que utilizamos nessa abordagem.
Neste sentido, as técnicas de Pensamento Lateral, que nos esti-
mulam a ver os problemas sob outra perspectiva, podem ajudar
bastante. “Emprestar” soluções utilizadas em outros ramos de
negócio (ou seja, geradas com outra perspectiva) pode se mostrar
iSetor dá cinco dicas para ser criativo
nos negócios
uma alternativa interessante. Steve Jobs, empreendedor visioná-
rio da Apple, utilizou seus conhecimentos adquiridos nas aulas de
caligrafia para criar a famosa tipografia do Mac.
Encontre o equilíbrio entre a organização e a desorganização
necessárias para criar. Algumas vezes, músicos de jazz pare-
cem estar tocando coisas completamente diferentes ao mesmo
tempo, mas a estrutura
da música é uma só e
todos estão em sinto-
nia, fazendo com que se
mantenham em perfeito
equilíbrio entre o “caos
criativo” do improviso e
a organização. Portanto,
até a criatividade deve
ser, de certa forma, pla-
nejada. Nos negócios, a abordagem pode ser parecida: equilibre
soluções criativas com processos já bem conhecidos pela empre-
sa, de forma a manter todos da equipe na ‘mesma partitura’.
*Adriana Baraldi é especialista em criatividade para inovação.
Consultora e professora universitária, defende ações de
desenvolvimento social por meio da educação;
Erick Krulikowski é sócio e diretor da iSetor, uma empresa focada em
outsourcing (terceirização) de serviços administrativos e financeiros.
Seja um articulador (de ideias e de pessoas). Um
ambiente criativo é um ambiente onde o fluxo de
pessoas e ideias é livre. A capacidade de articular essas
peças é que faz com que uma empresa seja criativa.
Crédito: Divulgação
Por Erick Krulikowski e Adriana Baraldi*