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GRAPHPRINT SET 13
Case
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Livros científicos, técnicos e
profissionais apresentam elevação
das vendas
Pesquisa demonstra que o subsetor de
livros científicos, técnicos e profissionais
obteve resultado positivo no número
de exemplares vendidos ao mercado
(instituições privadas e público em
geral), com crescimento de 1,16%. Foram
vendidos 34,77 milhões em 2012 e 34,37
milhões no ano anterior
Em contrapartida, o subsetor de
livros religiosos registra o maior
declínio de exemplares vendidos,
segundo a pesquisa Produção
e Vendas do Setor Editorial
Brasileiro 2012
Os resultados da pesquisa Produção e Vendas do Se-
tor Editorial Brasileiro, realizada pela Fundação Insti-
tuto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São
Paulo (Fipe/USP), sob encomenda da Câmara Brasilei-
ra do Livro (CBL) e do Sindicato dos Editores de Livros
(SNEL), foram apresentados recentemente na sede do
SNEL, no Rio de Janeiro.
Um dos itens da pesquisa demonstra que o subsetor
de livros científicos, técnicos e profissionais obteve
resultado positivo no número de exemplares vendi-
dos ao mercado (instituições privadas e público em
geral), com crescimento de 1,16%. Fo-
ram vendidos 34,77 milhões em 2012 e
34,37 milhões no ano anterior. Quanto ao
faturamento, o subsetor tem apresentado
crescimento contínuo, com crescimento
de 6,66%, passando de R$ 891,77 mi-
lhões, em 2011, para R$ 951,18 milhões,
em 2012.
O número total de exemplares vendidos ao mercado, considerando o conjun-
to de todos os subsetores, caiu 5,43%, sendo que o maior declínio foi regis-
trado nos livros religiosos, com 19,18% a menos do que em 2011, seguido
dos didáticos, que recuaram 11,09%. Em contrapartida, o subsetor obras
gerais teve aumento de exemplares vendidos em 7,65%.
Além de revelar a queda no número de exemplares vendidos (5,43%), com
um total de 283,98 milhões de exemplares em 2011, para 268,56 milhões,
em 2012, o levantamento aponta que o faturamento das editoras teve um
aumento de 6,36%, passando de R$ 3,44 bilhões, em 2011, para R$ 3,66
bilhões em 2012, o que significa crescimento real de 0,49%, considerada a
inflação do período.
Este foi o primeiro crescimento real de vendas ao mercado desde 2008.
Levando em consideração as vendas ao mercado, o preço médio do livro
aumentou 12,46% em 2012, passando de R$ 12,15 em 2011, para R$ 13,66.
Entretanto, se for levado em consideração o acumulado desde 2004, ainda
há uma queda real do preço médio de 41%.
A comercialização de e-books aumentou 3,5 vezes de 2011 para 2012, mas
o valor total das vendas ainda é insignificante (menos de 0,01% do fatura-
mento do setor). No ano passado, foram vendidos 227,29 mil e-books e 8,02
mil aplicativos.