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A ExactTarget, após anos de experiência
atuando neste mercado, nomeou esses
quatro “pilares” de “As Quatro Dimensões
do Marketing Interativo”.
A empresa oferece esse conjunto de pre-
ceitos como um serviço consultivo: a aná-
lise do marketing 4D é realizada em todos
os potenciais clientes ExactTarget como
forma de ajudá-los e alcançar todo o po-
tencial do marketing cross-channel.
O objetivo do marketing 4D é permitir uma
abordagem holística para formular estra-
tégias com fundações e tecnologias sóli-
das, além de operações que criem ações
relevantes de interação com assinantes
de e-mail e seguidores nas redes sociais.
Pense nesse cenário como um iceberg:
somente a parte mais alta é visível, mas
sem toda a outra parte submersa o gelo
simplesmente não flutuaria.
Estratégia
A natureza inflexível da gestão das campanhas de marketing tradicionais costu-
ma resultar em milhões de dólares perdidos, além de uma experiência ruim para
o consumidor.
Atualmente, milhões de interações em tempo real acontecem enquanto um único e-
-mail é pensado, desenvolvido e enviado.
É possível maximizar o resultado das campanhas de marketing interativas combinando
capacidades de gestão com a habilidade de incorporar interações em tempo real por
meio de mídias como e-mail, dispositivos móveis, redes sociais e sites da internet.
Uma estratégia alinhada com os objetivos e funcionalidades do negócio é a melhor
base para uma campanha de marketing.
Tecnologia
Fazer o melhor uso possível dos dados e dos sistemas disponíveis é importante para
impulsionar às operações e interações com as campanhas.
Os mais avançados programas de marketing interativo permitem uma visão unificada
dos consumidores utilizando integrações e gerenciamento de dados.
Ao unir dados de perfil e de sistemas CRM, web analytics, plataformas de ecommerce
e qualquer outro sistema presente na infraestrutura, é possível capitalizar a tecnologia.
Operações
Máxima eficiência operacional é atualmente um pré-requisito para os times de ma-
rketing das empresas.
Mas com orçamentos restritos e pessoal limitado, como implantar e enviar as mensa-
gens da empresa de forma eficiente?
Seja operando em um modelo de self service ou suportada por um time de especia-
listas, toda empresa precisa de uma implantação completa, ou seja, fácil de entender
e com automação de processos, tornando as possíveis operações mais eficientes e
aumentando o tempo disponível para evoluir de forma estratégica os programas de
marketing interativo.
Interações
Com uma base sólida nas outras dimensões já citadas, a empresa poderá criar, geren-
ciar e capitalizar interações mais relevantes com os clientes.
É possível assim concentrar esforços em aumentar os ganhos durante o ciclo de vida
do consumidor entregando comunicações relevantes e em tempo real.
“As Quatro Dimensões do Marketing Interativo podem contribuir para um programa
sofisticado de reforço da marca, conectando a companhia com clientes atuais e po-
tenciais para alcançar um retorno sobre o investimento (ROI) sem paralelos através
de uma mistura balanceada de tecnologia e serviços. Ao reconhecer custos e efi-
ciências dos processos, aprimorar ciclos de desenvolvimento e aproveitar o poder
da tecnologia cross-channel integrada, a empresa pode elevar suas iniciativas de
marketing interativo a um alto patamar”, fala Edson Barbieri, managing director da
ExactTarget Latam.
Marketing 4D
Analisar estratégia,
tecnologia, operações e
interações do consumidor
é requisito fundamental
para o sucesso de ações
de marketing digital