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acontece
no mercado
GRAPHPRINT SET 13
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Vetado
A presidente Dilma
Rousseff vetou no dia
19 de julho o artigo
da lei 12.844/13 que
classificava portais
como empresa jor-
nalística.
Segundo
o site Convergência
Digital, Presidência,
Advocacia-Geral da
União e Ministério
Público entenderam
que tal classificação precisa de lei específica e o modo como havia
sido colocado no PL “afronta o disposto nos arts. 220, 221 e 222
da Constituição”.
O Congresso havia aprovado há uma semana a Lei de Conversão
17/2013, apresentado pela Comissão Mista da Medida Provisória
610/2013, que versava sobre uma variedade de assuntos, mas cuja
matéria principal era a desoneração da folha de pagamento de vá-
rios setores do mercado, incluindo o jornalístico.
No 13º artigo, especificava quais tipos de empresas de mídia po-
deriam ser enquadradas no benefício, que atinge a contribuição de
20% ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a folha de
pagamento. Algumas atividades, como a jornalística, passarão a
pagar ao governo, a partir de janeiro de 2014, alíquota de 1% sobre
o faturamento.
O veto da presidenta disse ainda que a conceituação ampla, aberta
e indefinida alcançaria atividades não necessariamente jornalís-
ticas. “Cria, assim, por via legal, um leque de proteção que o le-
gislador constitucional não adiantou na concepção do subsistema
constitucional da Comunicação Social”.
Pesquisa diz que leitores chineses
não querem pagar por e-books
Desde o início do ano, a Beijing Openbook
Co. Ldta., uma companhia de serviço de in-
formação para indústria varejista de livros,
pesquisou o hábito de leitura de 8.048 indi-
víduos na era multimídia. Foi a 10ª pesqui-
sa da companhia, cujos resultados foram
apresentados à Xinhua na quarta-feira.
Entre todos os participantes, 3.561 foram
entrevistados nas livrarias e 4.487 partici-
param de pesquisa online. A pesquisa rea-
lizada pela companhia em 2010 descobriu que, para cada pessoa
que pagou por um e-book, havia outras três que não tinham paga-
do. A proporção continua sem mudanças.
Além disso, entre os 3.561 participantes entrevistados nas livrarias
neste ano, o número de pessoas que nunca pagou por um e-book
foi sete vezes maior do que os que pagaram uma proporção ainda
mais alta do que o número registrado em 2010.
Entretanto, livrarias online tornaram-se mais atrativas, pois 21,2%
dos 3.561 participantes nas livrarias tradicionais descreveram que
as lojas online foram sua fonte principal de compras de livros neste
ano, enquanto o número era de apenas 10% em 2010.
Nos últimos anos, a concorrência entre livrarias tradicionais e on-
line tornou-se cada vez mais feroz, e as primeiras foram empurra-
das à margem do mercado.
Desde 2010, grandes varejistas online, como Jingdong e Suning,
associaram-se à Dangdang e Amazon na venda de livros online.
Segundo pesquisa deste ano, o telefone celular ultrapassou o com-
putador pessoal como o principal aparelho na leitura de e-books,
seguidos pelos PCs, tablets e leitores portáteis.
Movimentos em impressão têxtil
Para satisfazer a crescente demanda de mercado para saída direta de im-
pressão têxtil, a Agfa Graphics apresenta seu mais novo equipamento, uma
solução de alta qualidade para aplicações de sinalização leve (soft signage).
Chamada de Ardeco, a impressora de grande formato é uma solução de enge-
nharia de precisão que combina capacidades avançadas de sublimação com
um sistema de altíssima precisão de transporte têxtil.
Essa solução têxtil totalmente integrada ao digital é projetada para produção de volumes de todas as variedades de sinalização leve,
incluindo display backlit, bandeiras e displays em geral que se beneficiam de serem impressas em tecidos de poliéster até uma largura
máxima de impressão de 3,2m. “A impressão digital têxtil é realidade e o sistema Ardeco irá satisfazer os empresários de sinalização e
display que querem se beneficiar da alta produtividade do motor e da nossa solução Assanti. A própria Ardeco é compacta e ainda incorpo-
ra todos os elementos necessários para a produção, com alta qualidade, impressão confiável e dieta no tecido e calandragem”, fala Willy
van Dromme, diretor de marketing de sinalização e display da Agfa Graphics.