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SUBSTRATOS DIFERENCIADOS
GRAPHPRINT AGO 13
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Quando a impressão gráfica fora inventada, em 1450, a popula-
ção europeia era de aproximadamente 50 milhões de pessoas. O
índice de alfabetização, na época, era de 1% ou 500 mil cidadãos
aptos a lerem. Foi preciso um século para alcançar 50% de alfabe-
tização. Até então, a população era de 70 milhões o que significa
que passaram cem anos para que o número de pessoas que pode-
riam ler o impresso alcançasse 35 milhões.
Pego carona nos dados iniciais, que estão publicados no livro
“Rompendo o Futuro – Sabedoria incomum para a navegação no
desafiador mercado gráfico”, escrito por Joseph W. Webb, Ph.D, e
Richard M. Romano, que contou com a tradução e o prefácio de
Hamilton Terni Costa, diretor da ANconsulting, para tentar destrin-
char os novos substratos de impressão.
Num ágil salto de 550 anos, em 2000 a população europeia, que
habita uma área total de 10.349.915km², totalizava 745.500.000
pessoas, fazendo da Europa o continente mais urbanizado do
mundo. Paralelo à imutável agregação de pessoas vem à necessi-
dade de novas mídias e meios. E, se antes o impresso ou a leitura
É diferente, sem deixar
de ser impresso
Fábio Sabbag
O papel continuará como líder de audiência quando a pauta é impressão, mas
contará com a “concorrência” diversificada de substratos. Méritos à impressão, que
consegue se adequar às novas mídias sem grandes sobressaltos
da população se concentrava num único insumo, conhecido como
papel, paulatinamente, hoje é preciso criar novas formas de leitura
por meio de substratos que podem levar à diferenciação.
Como o ato de ler é fundamentado em todos os meios de comu-
nicação, exceção ao rádio, cabe à impressão a conquista de ma-
neiras diferentes. Já parou para pensar se você sabe realmente
quais substratos podem passar pelo processo de impressão e
consequentemente serem tratados como demanda gráfica? Ga-
ranto que a população europeia de 1450 tinha bem menos op-
ção. Talvez se mudarmos a indagação para “em quais substratos
você não pode imprimir», o imbróglio seja resolvido de forma
mais fácil. Espero!
De acordo com o release divulgado pela organização da Fespa
Brasil 2013, a tecnologia das impressoras modernas – ou dispo-
sitivos diretos para mídia – é capaz de lidar com uma vasta gama
de substratos. A lista de candidatos à impressão vem se tornando
quase infinita. Como exemplos temos a impressão em perspex,
espelhos, cortiça, lixa, vinil, madeira, vidro, metal. Há ainda o filão
Fábio Sabag