Page 52 - 135

Basic HTML Version

CONJUNTURA
GRAPHPRINT AGO 13
52
ANL lança a 4ª edição do Anuário
Nacional de Livrarias
A 4ª edição do Anuário Nacional de
Livrarias, lançada recentemente na
Livraria Martins Fontes, em São Paulo,
foi desenvolvida e coordenada pela
Associação Nacional de Livrarias (ANL)
O projeto oferece uma listagem atualizada de livrarias existentes
no País, organizada por regiões geográficas, municípios e estados.
O intuito da ANL nesta edição é, também, obter a segmentação
principal das livrarias.
Abrindo o evento, Afonso Martin, diretor da ANL, agradeceu a pre-
sença de todos e destacou a importância de o anuário chegar a
sua 4ª edição. Martin lembrou o momento histórico, do qual seu
pai, Ary Mansano, fez parte, juntamente com José Xavier Cortez,
que, pedindo a palavra, emocionado, lembrou-se da fundação da
ANL e do prazer de participar do início das comemorações dos 35
anos.
Para o presidente da ANL, Ednilson Xavier, vivemos uma verda-
deira transformação no mundo dos livros e da leitura, e essas
mudanças acabam refletindo diretamente no mercado livreiro.
“Mesmo diante das previsões apocalípticas, temos resistido às
tentações do livro digital e estamos nos adaptando a essa nova
realidade. Continuamos sendo agentes formadores de leitores, e
cada vez mais nossas livrarias, independentemente do porte, têm
se tornado verdadeiros centros de entretenimento para todas as
classes sociais. No contexto de grande concentração de merca-
do, diferenciar-se na dedicação ao negócio e na criatividade é um
desafio que exige senso estratégico. E uma das estratégias im-
prescindíveis diz respeito à definição da ‘identidade’ da livraria.
É preciso ajustar o foco e desenvolver sua especialidade, optando
por determinado nicho. E a principal contribuição deste anuário é
nos trazer um mapa real desse setor em todo o território nacio-
nal”, destacou o presidente.