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GRAPHPRINT AGO 13
Case
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Grupo especializado em medicina diagnóstica escolhe
Konica Minolta
A Konica Minolta anuncia que o grupo de serviços médicos Dasa,
que possui 524 unidades de atendimento, em 13 estados do Brasil,
adquiriu 222 impressoras da marca Konica Minolta para impres-
são de imagens médicas. As unidades espalhadas pelos estados
de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal (Brasília e Cidades
Satélites) e Santa Catarina receberam os novos investimentos.
Segundo José Otávio Garcia, CIO do grupo Dasa, o foco principal
desta parceria foi a redução de custos e o aumento do nível de
qualidade nos serviços ligados à Tecnologia da Informação (TI)
através da padronização da tecnologia de impressão das imagens
diagnósticas. Como se trata de um segmento em que precisão e
definição são fundamentais, assegurar a qualidade uniforme das
imagens impressas é essencial. Por isso, a Dasa optou pelo mode-
lo full outsourcing (regime de comodato) de impressão. Dez em-
presas participaram da concorrência, que foi vencida pela Konica
Minolta, conforme explica Garcia: “A Konica Minolta atuou dire-
tamente na instalação, treinamento e suporte dos equipamentos,
eliminando qualquer intermediário. Isso dá mais confiabilidade ao
processo”, diz.
“Os equipamentos são fornecidos em regime de comodato e a
economia está nas despesas operacionais, que são cerca de 25%
menores se comparadas ao contrato anterior”, destaca Garcia,
acrescentando que a estimativa total de economia é de R$2 mi-
lhões/ano.
A implantação total dos sistemas, que foi cumprida no prazo de
seis meses, iniciou-se em São Paulo (incluindo uma unidade do
laboratório Alta, 32 unidades do laboratório Delboni e mais de 60
do laboratório Lavoisier) e depois se expandiu para as unidades
do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Em termos de
produção, o montante de impressão até o final de 2013 deve ser
de aproximadamente de 1,5 milhão de exames, segundo dados
da Dasa, 300 mil a mais em relação ao período anterior à parceria
com a Konica Minolta.
Outro detalhe importante citado por Garcia, e que impacta na de-
cisão pelo investimento na tecnologia Konica Minolta e no modelo
de comodato de equipamentos de impressão de imagens diagnós-
ticas, é a migração crescente do padrão de exames em raio-x para
a impressão em papel. Segundo o CIO, economia e a questão am-
biental estão entre os principais fatores dessa migração. O exem-
plo bem-sucedido da implantação da tecnologia Konica Minolta
nos quatro estados também já dá frutos: atualmente estuda-se a
possibilidade de expansão do mesmo modelo para as unidades de
Pernambuco, Bahia e Mato Grosso.
Empresa vincula 14º salário à leitura de livros
Cerca de 90% dos 1.400 funcionários das concessionárias do Grupo
Cometa leem um livro por mês, diz o atual diretor-executivo Cristinei
Melo. Não se trata de uma coincidência: a empresa tem um programa de
leitura e, para poder se habilitar a ganhar o 14º salário, os profissionais
precisam ser leitores ativos.
Além de ler e resumir os livros, eles precisam bater metas de desem-
penho para ganhar o bônus. As concessionárias do Grupo Cometa estão
espalhadas pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas e
Rondônia.
Não é qualquer livro que pode ser lido para poder participar do progra-
ma, mas só os que estão nas bibliotecas das concessionárias. “Não tem
ficção, tem muita coisa de autoajuda empresarial e de administração”,
explica Melo.
Ele considera que as leituras ajudam a empresa por que elas contribuem
para “melhorias individuais”. Melo diz que dessa forma os funcionários
ganham mais conteúdo para se relacionar com os clientes e colegas.
Fonte: Folha de S.Paulo