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SUSTENTABILIDADE
GRAPHPRINT JUL 13
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Mais de 50 CEOs e dirigentes de associações de todo o
mundo reuniram-se em São Paulo para tratar de ques-
tões de interesse comum, incluindo as consequências
das pressões econômicas sobre as florestas por con-
ta da demanda por alimentos, combustível e fibras, os
impactos das políticas e programas do governo para a
indústria de produtos florestais e como posicionar essa
indústria no futuro.
“Estamos otimistas sobre o futuro da indústria global
de produtos florestais. Nossa indústria oferece produ-
tos renováveis e recicláveis que são importantes para
atender a economia global e as necessidades dos in-
divíduos, das famílias e das comunidades em todo o
mundo”, disse David Scheible, CEO da Graphic Packa-
ging International, Inc, dos Estados Unidos
A indústria, como fornecedora de produtos sustentá-
veis, renováveis e recicláveis de madeira e de papel,
tem a oportunidade de cada vez melhor satisfazer os
mercados tradicionais de celulose, papel, embalagens
de papel, produtos de madeira e os novos mercados
de bioenergia, produtos químicos, de produtos farma-
cêuticos e outros. Muitas empresas estão empenhadas
no desenvolvimento da nova geração de materiais de
fibras de madeira para atender às necessidades da po-
pulação mundial em crescimento.
“Nossa indústria agrega valor por conta de seu poten-
cial de distribuição de produtos sustentáveis do século
21 e a redução do impacto ambiental do setor manu-
Líderes da indústria florestal e de
papel discutem futuro do setor
No dia 6 de junho o Brasil sediou
a sexta edição da International
CEOs Roundtable, encontro
bienal organizado pelo
International Council of Forest
and Paper Associations (ICFPA)
fatureiro global. A transformação da indústria para a economia florestal da
próxima geração baseia-se no rápido crescimento da bioeconomia”´, disse
Marcelo Castelli, CEO da Fibria.
Pontos especiais
Os principais pontos da discussão dos CEOs incluíram as demandas por
fibras de madeira e os desafios e oportunidades para a indústria nas
áreas de aumento do rendimento das florestas, incremento na qualidade
e quantidade das fibras e novos produtos da bioeconomia. Eles também
abordaram as oportunidades de cooperação da indústria na formulação
de políticas globais que afetam sua competitividade, além de oportunida-
des de atrair novos consumidores e trabalhadores por meio da melhora
da percepção desta indústria.
“A fim de realmente aproveitar as oportunidades de crescimento propiciadas
pela bioeconomia, a indústria precisará de novos trabalhadores para produzir
estes novos produtos. Trabalhando junto com as nossas associações com
governos e instituições educacionais, nos comprometemos a atrair e treinar
os melhores e mais talentosos profissionais para nossa indústria verde e
renovável”, falou Chad Wasilenkoff, CEO da Fortress Paper, do Canadá.