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GRAPHPRINT JUL 13
Acabamentos
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tal, por exemplo, deverá ter uma procura muito grande para tira-
gens menores e com prazos mais curtos, além de muitos pedidos
com aplicações personalizadas.
Marcos Marcello, diretor de marketing da Prolam Termolaminação,
observa que a combinação de materiais permite no acabamento
gráfico a obtenção de contrastes e complementos desejados. Já
a Printcor, para proporcionar características únicas ao impresso,
aposta nos vernizes à base de água que conferem efeito acetina-
do/aveludado, por exemplo. “Há ainda a possibilidade de verniz UV
que confere efeito relevo e tem sinergia com os processos poste-
riores, como hot stamping e ribbon”, fala Rober Silva de Almeida,
responsável técnico do Grupo Printcor.
Como tendência a ser explorada mais profundamente por agên-
cias e gráficas nos próximos meses, Francisco Veloso Filho, diretor
da Overlake, cita as opções denominadas de vernizes combinados,
que é quando se utilizam dois ou, em até algumas situações par-
ticulares, três vernizes simultaneamente e sobrepostos em siste-
mas óleo resinoso, à base de água ou UV. “Os efeitos alcançados
valorizam contrastes de variações de alto brilho a ultrafosco, com
variações de texturizados acidentais e demarcados. Percebemos
que essas alternativas serão bastante utilizadas nas diferencia-
ções dos impressos promocionais e em algumas embalagens es-
peciais”, completa.
Para Manuel Antonio Maria, supervisor de impressão digital da
Heidelberg, quando o assunto é insumos para equipamentos de
impressão digital, as empresas do setor têm um grande desafio
a percorrer. “O mercado necessita de condições favoráveis para
que estes trabalhos tenham custos adequados e consequente-
mente haja consumo em escala.”
Conheça agora detalhadamente as ações dos entrevistados em
busca do famigerado, mas, às vezes, não devidamente explorado
valor agregado.
Canopus
A Canopus elaborou um plano de crescimento de
15% para 2013 que, até então, está se consolidando.
A empresa investe ainda na renovação da fábrica e
em tecnologia de produtos e serviços
“Para crescer com responsabilidade é fundamental
focar em sustentabilidade. Com base nisso, utilizamos
polímeros de última geração sintetizados a partir de
fontes renováveis para compor a formulação de uma
nova linha de vernizes base água e ultravioleta eco-
friendly.”
Daniel Pires Filho, diretor comercial da Canopus, aponta que nos dias atuais, onde
a tecnologia e a informação se tornarem acessíveis a uma gama considerável de
gráficas, o acabamento especial é um fator chave para agregar valor, melhorar a
rentabilidade e fidelizar o cliente.
“Para crescer com responsabilidade é fundamental focar em sustentabilidade. Com
base nisso, utilizamos polímeros de última geração sintetizados a partir de fontes
renováveis para compor a formulação de uma nova linha de vernizes base água e
ultravioleta eco-friendly”, conta Pires Filho.
A empresa aposta também na linha de vernizes especiais que compreende insumos
perolizados, glitters, fosco , soft touch, impermeabilizantes , termosseláveis como
blister e skin, sensíveis à luz negra ,release , entre outros.