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Papel cartão
GRAPHPRINT JUN 13
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De acordo com Juliana Nietzke, gerente comercial e de marketing, com a
diminuição das tiragens o setup das máquinas impressoras tem sido o prin-
cipal fator crítico para a indústria gráfica, o que não depende das caracte-
rísticas do papel cartão. “A redução da gramatura em embalagens é o fator
compensatório para as perdas de produtividade provocadas pela diversifica-
ção do setor. Independente da tiragem ou do modelo de negócio, a inclusão
do papel cartão é salutar para a indústria papeleira, visto que propagamos a
utilização deste independentemente da adaptação de novos segmentos de
atuações”, fala.
Para Marcos Vaz, gerente de desenvolvimento de produto, as embalagens se
adaptam cada vez mais aos hábitos de consumo da população. “O desafio é
caminhar ao encontro do que as pessoas buscam hoje: rapidez, agilidade e pra-
ticidade. A tendência são embalagens com pequenas porções, que sejam rápi-
das de preparar e que conservem o sabor e a aparência do produto”, completa.
Ainda de acordo com Vaz, os produtos Sólida, Blanka, Speciala e Supera
possuem características adequadas para o contato direto com o alimento. O
executivo da Ibema avisa que a empresa está em fase de estudo de um novo
produto para o setor alimentício.
Já na indústria farmacêutica, de acordo com Vaz, o papel cartão da Ibema
apresenta um excelente grau de rigidez que atribui à embalagem caracterís-
ticas de proteção e apresentação inigualáveis, com alta qualidade de revesti-
mento que permite a execução de elevado nível de impressão. Lançamos no
final de 2012 o papel cartão Impona, desenvolvido para atender as exigências
das embalagens deste setor e também do segmento de alimentos pré-emba-
lados. O produto possui capa branca e verso marrom e é comercializado nas
gramaturas 190, 200, 225, 250, 275, 300, 325 e 350g/m². O Impona se caracte-
riza pela camada interna composta por papel cartão reciclado e fibras de alto
rendimento. É, também, indicado para as embalagens microonduladas, como
caixas de brinquedos, calçados e eletrodomésticos, além de embalagens de
blisters, como produtos de higiene e informática”, detalha.
Ibema
Produção com metas definidas
Marcos Vaz, gerente de desenvolvimento de produto da
Ibema: “O desafio é caminhar ao encontro do que as
pessoas buscam hoje: rapidez, agilidade e praticidade.”
Juliana Nietzke, gerente comercial e de marketing da
Ibema: “A redução da gramatura em embalagens é o
fator compensatório para as perdas de produtividade
provocadas pela diversificação do setor.”
Regis Carvalho Esteves, diretor industrial, informa que
além do lançamento de produtos, da entrada no Boves-
pa Mais e na ativa participação no desenvolvimento das
Políticas de Resíduos Sólidos, a Ibema realiza fortes in-
vestimentos em logística e na instalação de um softwa-
re inglês (Greycon) que permite otimizar o processo de
planejamento de controle do corte do papel. “Para isso,
em meados de outubro de 2012 foi inaugurado o Cen-
tro de Distribuição Direta (CDD) de Araucária, na região
metropolitana de Curitiba, próximo à saída da BR 116.
Possui área de 12 mil metros e tem capacidade de ar-
mazenamento de 6 mil toneladas entre bobinas e pallets.
Garante uma maior aproximação com os clientes, além
de possuir um modelo logístico que proporciona melhor
atendimento, mais qualidade e eficiência”, completa.
Foram lançados cinco novos produtos: Solida, Blanka,
Impona, Pako e Batali. Além de suprir a demanda de
seus clientes, a Ibema visa aumentar a competitividade
com a entrada em novos segmentos de mercado, como
o de produtos de alto valor agregado, com o Solida, e
de acoplamentos, com o Batali. O nosso carro-chefe é
o papel cartão Supera”, avisa Vaz.
Com produção anual de 90 mil toneladas,
sendo que 24 mil são exportadas para países
da América Latina e Europa, a Ibema prevê um
faturamento próximo de R$ 300 milhões em
2013. De acordo com seus executivos, a meta é
alcançar o segundo lugar na comercialização
de papel cartão no Brasil em 2014