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Papel cartão
GRAPHPRINT JUN 13
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Papirus
Eduardo Gianini, gerente de marketing: “A tendência de diversificação
acaba sendo prejudicial ao setor papeleiro, pois cria uma
complexidade muito grande das operações de produção e exigências
logísticas internas e externas.”
A Papirus cita o Vitamax (duplex) e o Vitabianco (triplex), que são
os produtos de destaque para alto desempenho. Já nos quesitos
sustentabilidade e responsabilidade social, a empresa realça o Vi-
tacarta, um insumo 100% reciclado com 40% pós-consumo, fruto
do trabalho com cooperativas.
Eduardo Gianini, gerente de marketing, observa que a qualidade
do papel cartão aumentou, assim como os acabamentos (corte/
embalagem), fazendo com que o produto seja vendido para uso
“no stop” e personalizados para cada pedido do gráfico. “Desta
forma, a tendência de diversificação acaba sendo prejudicial ao
setor papeleiro, pois cria uma complexidade muito grande das
operações de produção e exigências logísticas internas e exter-
nas”, explica.
O segmento alimentício demanda grandes volumes, mas exige
contrapartidas salutares. “A complexidade de exigências normati-
vas do segmento alimentício torna-se cada vez maior e exige dos
seus fornecedores também a mesma estrutura para atendimento.
A manutenção de laudos de análise atualizados e a constante pre-
ocupação com os processos e matérias-primas trazem custos e
exigência de pessoal para controle”, fala Gianini.
Produtos diversificados para
mercados distintos
A Papirus lançou o Vitamax Freezer, que tem características pró-
prias para o segmento alimentício, mais propriamente para a ca-
deia do frio. É um produto que agrega o “edge wicking”, ou seja,
proteção no miolo que evita a penetração da umidade e conse-
quente perda de estrutura.
Na opinião de Gianini, a indústria farmacêutica tem exigências
muito parecidas com as do mercado alimentício. “Há ainda a pre-
ocupação com a falsificação e já se conjecturou várias vezes obter
uma solução via matéria-prima, porém estas soluções ainda não
se viabilizaram”, ressalta.
Gianini acredita que no Brasil o segmento de papel cartão
cresce historicamente a taxas próximas de 10% ao ano. “Ao
que tudo indica teremos um primeiro semestre melhor que
do ano passado, e um segundo semestre, que historicamente
é melhor, um pouco mais acometido que em outros anos. As
previsões não são de grandes melhoras e sim de picos de
consumo mais pontuais, com baixo crescimento médio anu-
al. Alguns segmentos estão melhores que outros. Cosmético,
farmacêutico e brinquedos parecem estar em um bom mo-
mento no Brasil”, exemplifica.
A Papirus produziu em 2012 cerca de 90
mil toneladas de papel cartão divididas
entre cartões duplex (três qualidades
diferentes), cartão triplex, cartão
sólido e um cartão produzido com
100% material reciclado. A empresa
tem planos de investimentos para
2013 / 2014, para crescimento das
suas operações, porém os valores de
investimento e as ações específicas
ainda estão em fase sigilosa