Page 8 - 132

Basic HTML Version

acontece
no mercado
GRAPHPRINT MAI 13
8
Gráfica investe em seu primeiro
sistema de impressão digital
A Laborgraf anuncia a instalação de uma impressora digital colo-
rida Konica Minolta bizhub Press C8000. Trata-se de um investi-
mento pioneiro no parque gráfico da empresa que, até então, era
formado exclusivamente por equipamentos offset e uma impres-
sora digital monocromática. “A bizhub Press C8000 certamente
nos abre novas possibilidades de aplicações que, antes, com off-
set, não tínhamos, como a impressão em baixas tiragens e sob
demanda, personalização de textos e imagens, e produção de
comunicação e marketing direto. Acredito que a impressão digital
é o futuro, sim. Apenas jogar tinta sobre o papel não é mais lucra-
tivo. A impressão digital permite inovar e, de outro lado, permite às
gráficas oferecerem serviços diferenciados e aumentar sua lucra-
tividade”, fala Marco Aurélio Bottaro, diretor da Laborgraf.
Tradicional no uso de processos offset, o investimento em impres-
são digital foi um processo muito bem planejado na Laborgraf.
“Pesquisamos marcas e fizemos testes. No final, nossa opção
pela marca Konica Minolta foi baseada em alguns fatores, como
custo, e vários aspectos técnicos, entre eles, o sistema estável de
transporte de mídia, gaveta com alimentação do papel por sucção,
sistema de anticanoamento e resfriamento do papel, facilitando
assim todos os acabamentos necessários. Outro destaque foi a
união hardware/software, e a simplicidade de operação. Em al-
guns casos, parece que você está operando o painel de uma im-
pressora de mesa, pois a interface é muito simples”, disse Bottaro.
IVC constata queda de 4,6% na circulação de
revistas em 2012
O Instituto Verificador de Circulação (IVC) fechou o balanço do meio revista em 2012
e aponta queda de 4,6% no número de exemplares vendidos em relação ao ano
anterior.
As publicações quinzenais tiveram a maior redução, com 9,7%, seguidas das men-
sais, com diminuição de 6,1%, e das semanais com decréscimo de 3,6%.
Na segmentação por preço, o declínio se mostrou mais forte nas publicações sema-
nais até R$5, com baixa de 6,8%. Já nos títulos de mesma periodicidade, mas com
preço superior a R$5, a retração foi de 1,9%. Nas mensais, a maior queda foi regis-
trada na segmentação com preço entre R$5 e R$10, com recuo de 8,4%, seguida das
que têm preço superior a R$10, nas quais a queda chegou a 6,7%. As mensais com
preço inferior a R$5 tiveram a menor redução, 0,8%.
Sean Máximo e David Lovato (da Konica Minolta) ao lado de Marco Aurélio Bottaro, da
diretor da Laborgraf