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ARTIGO
GRAPHPRINT MAI 13
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Os ovos de ouro do setor gráfico: a
termolaminação e o acabamento gráfico
Por Marcos Marcello*
O desafio para o atual cenário econômico é encontrar caminhos que tragam uma me-
lhor perspectiva de resultados para o seu negócio através de maiores margens na
venda dos produtos gráficos.
Muito se fala da forte competitividade do mercado, e a consequência disso quase
sempre acaba em preços de vendas impróprios e resultado insuficiente para remu-
nerar o negócio.
Observando esse contexto, a termolaminação e o acabamento apresentam-se como
uma solução que deve ser fortemente considerada dentro do setor gráfico.
Foi-se o tempo em que o acabamento gráfico era visto apenas como mais uma etapa
do processo da produção gráfica. Pouca oferta de tipos de insumos, pouca visibilidade
dos impressos quanto à apresentação visual, baixa produtividade e alto custo dos pro-
cessos não empolgavam os empresários.
A introdução da termolaminação no Brasil trouxe um significativo avanço, principal-
mente quando a abordagem é feita pela valorização do aspecto visual dos impressos,
bem como pelo ganho à proteção.
Com as apresentações, fosco, alto brilho, 3D, prata, soft touch e scuff free, a termola-
minação criou uma nova dimensão na apresentação de livros, cadernos, materiais pro-
mocionais e embalagens especiais. Aos olhos dos clientes finais, um impresso quando
termolaminado é percebido como um produto com qualidade superior.
Mas ultimamente o que tem chamado à atenção do segmento gráfico é a consta-
tação da relevância que o acabamento gráfico tem na margem resultante da venda
dos produtos.
A isso chamamos de “os ovos de ouro”.
Por que desprezar a possibilidade de turbinar seu negócio quando os recursos estão
disponíveis?
É conhecido que um impresso offset 4 cores que recebe uma termolaminação com
BOPP Fosco tem seu valor de venda potencializado se comparado ao mesmo produto
somente impresso. Ora, considerando-se que a margem de contribuição do impresso
termolaminado com BOPP fosco seja mantida (na verdade ela aumenta), a conclusão
simples é o significativo aumento do resultado financeiro da operação.
Hipoteticamente falando, haveria uma possibilidade de altíssimo crescimento do fatu-
ramento de uma gráfica caso todos os impressos fossem laminados com BOPP fosco,
o que sabemos não ser possível.
Aumentar o faturamento e o resultado de sua empresa interessa?
Os gráficos sempre tiveram olhos voltados para as impressoras offset, e isso faz todo
sentido, pois é a raiz do negócio.
Porém considerando que uma termolaminadora automática custa menos de 10% do
valor de uma impressora offset de qualidade, por que não abrir o foco do negócio e
olhar com mais atenção para a rentabilidade?
Estima-se que uma gráfica que adquire
uma termolaminadora automática e utiliza o
equivalente a aproximadamente 100 mil fo-
lhas formato 660 x 960mm, terá seu retorno
sobre o investimento em menos de um ano;
baixo custo, rápido retorno.
A termolaminação gráfica potencializa o
preço de venda de seus impressos e melho-
ra a margem do seu negócio, pode ser feito
dentro de sua gráfica ou com prestadores
de serviço. Além disso, o mercado de termo-
laminação ainda está em ascensão e longe
da sua maturidade; ainda existem várias
oportunidades de mercado.
Encontre seus “ovos de ouro”, olhe para o
seu setor de acabamento gráfico!
*Diretor de marketing da Prolam
Termolaminação