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TENDÊNCIAS
GRAPHPRINT MAI 13
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Muitas virão, certamente
Mais de 10 milhões de brasileiros fizeram sua primeira
compra pela internet em 2012; e-commerce faturou
R$22,5 bilhões em 2012 no Brasil. Em 2013, a expec-
tativa é de R$28 bilhões.
Os brasileiros estão mais propensos a fazer compras
pela internet. Prova disso são os dados revelados pela
e-bit onde mais de 10,3 milhões de brasileiros reali-
zaram uma compra pela internet pela primeira vez em
2012. Ao todo foram realizados 66,7 milhões de pedi-
dos em 2012, um valor 24,2% maior do que registrado
no ano anterior. Com isso já são 42,2 milhões de pes-
soas que fizeram, ao menos, uma compra online até
hoje no Brasil.
De acordo com a e-bit, o e-commerce faturou R$22,5
bilhões em 2012, um crescimento nominal de 20% em
relação a 2011, quando havia registrado R$18,7 bi-
lhões em vendas de bens de consumo.
A expectativa de faturamento em e-commerce para
2013 é de R$28 bilhões. Segundo Pedro Guasti, dire-
tor geral da e-bit, a evolução deve-se principalmente
às ações promocionais promovidas pelas lojas virtuais
e incremento de vendas de produtos de maior valor
agregado no 2º semestre de 2012. “Além de ter recu-
perado o fôlego do 1º semestre, principalmente pela
dificuldade do governo em estimular a economia, a se-
gunda metade do ano conseguiu equilibrar a balança
com incremento de vendas de produtos de maior valor,
como smartphones, tablets e notebooks, que ajudaram
a elevar o tíquete médio do 2º semestre se comparado
ao 1º: R$338 contra R$346”, explica Guasti.
Para Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de marketing da Goomark, agência
de comunicação e marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), os
números mostram uma grande oportunidade para o empreendedor aumentar
seu faturamento e estar presente nas lojas virtuais e não só nas lojas físicas.
“O cenário de compras no Brasil está mudando, as pessoas estão cada vez
mais confiantes em comprar pela internet e os empreendedores que têm só a
loja física precisam enxergar esse novo momento e passarem a comercializar
seus produtos pela internet e aumentar seu faturamento”, avalia Cota.
Em 2012, 46% das pessoas que fizeram sua primeira compra online possuí-
am renda familiar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, faixa pertencente à classe C. As
categorias com maior volume de pedidos foi definida da seguinte maneira:
eletrodomésticos em primeiro, com 12,4%, seguida de moda e acessórios,
cada vez mais consolidada, com 12,2%. Em terceiro, saúde, beleza e medi-
camentos com 12%. Completando o ranking ficaram informática com 9,1% e
casa e decoração, com 7,9%.
E-commerce chega a 44% do
mercado de livros nos EUA*
Uma nova pesquisa da Bowker publicada este mês mostra que o
comércio online representou 44% do varejo de livros nos Estados
Unidos em 2012, enquanto em 2010 a participação do e-commer-
ce era 25% do mercado. A pesquisa mostrou também que as gran-
des redes de livrarias perderam espaço: em 2010 sua participação
no mercado era de 31,5%, e em 2012 caiu para 18,7%. A queda
foi certamente influenciada pela falência da rede Borders em julho
de 2011, e as dificuldades enfrentadas por outras redes, em par-
ticular a Barnes & Noble, comprovam a situação complicada das
livrarias de tijolo.
No Reino Unido também houve crescimento do e-commerce de
livros, porém mais discreto: o aumento foi de 25,4% do varejo