Page 38 - 132

Basic HTML Version

BALANÇO
GRAPHPRINT MAI 13
38
Os números confirmam a queda da receita de publicidade em
comparação com o crescimento originado pela circulação, espe-
cialmente digital. O estudo compara 2012 ao ano anterior e é uma
projeção estimada baseada em números divulgados confidencial-
mente pelas empresas. Os resultados mostram que publicidade
equivale hoje a 40% de toda a receita, porcentagem que já corres-
pondeu a 80%. O total da receita caiu 2% em 2012, de US$ 39,5
bilhões para US$ 38,6 bi – segundo a Folha de S.Paulo, é o menor
ritmo de redução em seis anos.
A publicidade impressa fechou 2012 com US$ 18,9 bilhões de re-
ceita. No total, anúncios caíram 6% em relação a 2011. Só no im-
presso, baixou 9%. Os setores com maiores quedas foram peças
nacionais (12%) e classificados de imóveis (13%). Os anúncios
digitais cresceram 4%, fechando 2012 com US$ 3,4 bilhões. Re-
ceitas com propaganda em plataformas móveis, consideradas à
parte, cresceram 100%.
A receita total de circulação fechou 2012 com US$ 10,4 bilhões,
subindo 5% em relação ao ano anterior. É o primeiro aumento
desse tipo de fonte desde 2003, quando a circulação registrou
um pico de US$ 11,2 bilhões. A receita de circulação de jornais
Enfim, a circulação de jornais
cresce nos EUA
A American
Newspaper Media
(ANN) divulgou
recentemente
seu Industry
Revenue Profile
2012, estudo com
projeção de dados
de 330 jornais e 17
grupos de mídia, o
equivalente a 40%
do mercado
impressos, isoladamente, caiu 14%. Mas a receita de assinatu-
ras com plataformas cruzadas – impresso, internet e tablets, por
exemplo – cresceu 499%. A venda geral de produtos digitais cres-
ceu 275%, e as assinaturas digitais subiram 343%.
A categoria “novas fontes” cresceu 8%, atingindo US$ 3 bilhões em
2012. Nela, agência digital e serviços de marketing tiveram o maior
aumento, de 90%, seguidos por e-commerce, com 20%. A receita
com eventos, considerada estratégica por muitos veículos, caiu 9%.
A pesquisa tem especial significado diante do cenário de teste
de diferentes modelos de assinatura paywall em todo o mundo.
O New York Times, considerado o principal diário americano e um
dos mais importantes do planeta, bateu pela primeira vez em sua
história, em 2012, a receita de publicidade com a venda de jornal.
A Association of Online Publishers, do Reino Unido, também divul-
gou dados sobre o aumento da receita digital do setor, que deve
crescer 15% em 2013. A associação prevê que propaganda deverá
ser o principal componente de ganhos segundo 56% dos entrevis-
tados, enquanto 47% também citaram plataformas móveis. Recei-
tas digitais de 2013 deverão corresponder ao equivalente a 34%
das receitas totais dos associados da entidade.