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SUSTENTABILIDADE
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Patrocinado pelas companhias acima, o programa CDP Supply
Chain Brasil 2012 analisou como as cadeias de valor se compor-
tam para mitigar os impactos de suas ações no clima. 38% de
fornecedores de grandes empresas brasileiras acreditam que os
impactos de mudanças climáticas nos negócios já podem ser sen-
tidos ou começarão a ser percebidos nos próximos cinco anos,
fato associado diretamente a aumento no custo de operação e
redução da capacidade de produção.
Esse é apenas um dos dados que o programa CDP Supply Chain
Brasil 2012 trouxe à discussão durante um evento na BM&F Bo-
vespa, realizado recentemente em São Paulo. O programa é con-
cretizado pelo CDP, ONG internacional que atua junto a investi-
dores e empresas de todo o mundo para prevenir as mudanças
climáticas e proteger os recursos naturais através da alocação
eficiente de capital.
O CDP Supply Chain Brasil faz parte de um programa global que
permite que grandes empresas compradoras questionem e enga-
jem suas cadeias de fornecimento a implementar estratégias para
mitigar as mudanças climáticas.
Da porção global do programa, baseado em dados de 2415 em-
presas, incluindo 2363 fornecedores e 52 grandes empresas com-
pradoras com poder de compra combinado de aproximadamente
US$ 1 trilhão, foram extraídas as respostas dos 202 fornecedo-
res brasileiros abordados por sete grandes compradores que são
membros do programa no País: AES Eletropaulo, Banco Bradesco,
Braskem, Fibria, Marfrig, Suzano Papel e Celulose e Vale. Dentre
os dados levantados pela análise feita pela Accenture, parceira
do CDP, destacam-se: 554 pedidos de informações foram envia-
Cada fornecedor
é responsável
pelos seus atos
AES Eletropaulo, Banco Bradesco,
Braskem, Fibria, Marfrig, Suzano
Papel e Celulose e Vale incentivam
fornecedores a analisarem seus
impactos no clima
dos a fornecedores latino-americanos, sendo 413 brasileiros; 49%
do universo brasileiro de fornecedores responderam ao progra-
ma, contra um índice global de respostas de 39%; 29% dos for-
necedores brasileiros acreditam que os impactos das mudanças
climáticas já estão sendo sentidos através das fortes secas ou
inundações que afetam direta ou indiretamente todos os negócios,
contra 25% que acha que tais impactos serão percebidos apenas
daqui a 6 a 10 anos.
Semelhante aos resultados globais há um hiato entre as respos-
tas dos fornecedores e das empresas compradoras em todos os
resultados. Por exemplo, enquanto 57% dos membros brasileiros
do CDP Supply Chain Brasil têm metas definidas para redução de
emissões, apenas 13% de seus fornecedores fazem o mesmo.
O número de fornecedores que investem em ações de redução
de emissões caiu de 23% em 2011 para 13% em 2012. No entan-
to, na comparação entre os dois anos, há uma melhoria de 100%
em iniciativas de redução de emissões (8% dos respondentes em
2011 contra 17% em 2012). 43% dos membros brasileiros inves-
tem para mitigar os riscos das mudanças climáticas através da
redução de emissões. Por outro lado, apenas 13% de seus forne-
cedores que responderam ao questionário fazem o mesmo.
Os 13% dos fornecedores brasileiros que reportaram investir na
redução de emissões sinalizam economias monetárias de US$ 14
milhões. 63% dos respondentes identificam um risco relacionado
às mudanças climáticas, atual ou futuro, com potencial de afetar
de forma expressiva suas receitas ou negócios. 72% das empre-
sas que investem em iniciativas de redução das emissões per-
cebem que as mudanças climáticas representam um risco físico