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GRAPHPRINT MAI 13
EDITORIAL
Parabéns, o prêmio é seu!
A satisfação também é nossa
Chegamos à 12ª edição do Prêmio GRAPHPRINT e com muita satisfação entregamos
os troféus para cada empresa e para cada profissional que, por indicação do seu seg-
mento, foram merecedores da conquista. É um momento de celebração, que vem em-
balado por notícias positivas.
Sentimos ações revigorantes que apagam algumas fogueiras teimosas a arderem. Um
bom termômetro é a série de releases que chegou à redação desta editora recente-
mente. O assunto preponderante foi a aquisição de equipamentos - principalmente de
impressão - inéditos.
Assim, o mercado, que sem hipocrisia sofre de um lado, agrega horizontes inexplo-
rados de outro. Aos exemplos, então. O segmento de impressão digital em tecidos
começa a adquirir modernas impressoras. É o caso da empresa mineira Criata, que
se tornou a primeira no Brasil a investir em um sistema de impressão digital inkjet da
Durst Kappa 180. Sim, uma empresa focada em impressão de tecidos. Imagine então
o tamanho da demanda que vem pela frente. É grande, pode comemorar. O momento
pede tinta em substratos diferenciados e impressão pra frente.
Outro exemplo é a Ricoh Brasil que recentemente anunciou a venda de um sistema
duplex de impressoras IP 5000 para a Montreal, empresa também mineira especiali-
zada em serviços de TI. Sim, Tecnologia da Informação é outro filão que vai explorar a
impressão. E investirá cada vez mais em máquinas, tenha certeza.
Ainda pessimista? Pois bem, argumento com o poder implícito da web to print. Propa-
gado há 16 anos, e uma década após a bolha da web de 2001, o e-commerce cresceu
seis vezes e corresponde agora a 2% do total de vendas de todo o comércio varejista.
Em 2012, faturou R$22,5 bilhões no Brasil. A expectativa é de R$28 bilhões em 2013.
É verdade, os brasileiros estão mais propensos a comprar pela internet. Dados da e-bit
mostraram que mais de 10 milhões de brasileiros realizaram uma compra pela inter-
net pela primeira vez em 2012. Ao todo foram realizados 66,7 milhões de pedidos em
2012, um valor 24,2% maior do que registrado no ano anterior. Com isso já são mais de
42,2 milhões de pessoas que fizeram, ao menos, uma compra online até hoje no Bra-
sil. É claro que os números estão baseados no varejo, no consumo de itens pessoais,
eletroeletrônicos, entre outros. Mas, porém, contudo, todavia, a indústria de impressão
pode beliscar algo. Criatividade à obra.
O papel vai acabar? Os números não dizem isso. E eles, definitivamente, não mentem.
De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), foram produ-
zidos 2,4 milhões de toneladas de celulose e 1,7 milhão de toneladas de papel nos
dois primeiros meses do ano. As exportações do setor totalizaram US$ 1,1 bilhão no
bimestre, com alta de 0,9% sobre o valor do ano passado.
Com tantas entradas favoráveis já deu para abrir o apetite. Conforme matéria publicada
no Portal UAI (25/03/13) e encontrada no site
, a gastronomia tornou-se nicho
importante no mercado editorial brasileiro. As ven-
das de livros do selo Senac Editoras (que engloba
a Senac São Paulo) ultrapassam os 800 mil exem-
plares, o que representa 11,92% do catálogo. Nos
últimos cinco anos, as vendas subiram 121,99% e,
em 2012, foram lançados 35% mais livros que no
ano anterior – as vendas neste período cresceram
62%. Um em cada cinco títulos que a editora lança,
anualmente, é de gastronomia.
O organismo gráfico brasileiro, pelo visto, ingeriu
um bom incentivador de apetite. Os efeitos estão
sintomáticos e os órgãos vitais da indústria, mesmo
que paulatinamente, voltaram à atividade corriquei-
ra. Ainda bem. Com o perdão do trocadilho, é pela
boca que se alimenta a impressora.
Saudações Graphprintenses!
Fábio Sabbag