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acontece
no mercado
Gráfica Mattavelli recebe
certificação do GRAAC
A política socioambien-
tal da Mattavelli Gráfica
e Editora é muito forte
e enraizada em todos
os setores da empresa.
Como reconhecimen-
to desse trabalho, re-
centemente, a gráfica
recebeu a certificação
de Empresa Parceira
do Grupo de Apoio ao
Adolescente e à Criança
com Câncer (GRAAC) por uma parceria estabelecida
há dois anos.
“Para a Mattavelli é uma questão de cidadania cola-
borar com iniciativas sociais, principalmente quando
se trata de uma causa tão especial como o combate
ao câncer infantil. Poder participar da promoção da
saúde e do bem-estar de crianças e jovens através
de uma instituição séria e atuante como o GRAACC é
uma oportunidade muito importante para nossa em-
presa”, explica a Alessandra Mattavelli, diretora.
Há mais de seis décadas a Mattavelli vende aparas
de papel para a reciclagem e doa o dinheiro arre-
cadado para entidades assistenciais. Atualmente a
gráfica produz cerca de 30 toneladas/mês de aparas
e destina o valor arrecadado com a venda do ma-
terial às obras assistenciais como Fundação Abrinq,
Médicos Sem Fronteiras, Centro Espírita Bezerra de
Menezes, Igreja Anglicana entre outras.
Celulose e papel: 2013 começa no mesmo
ritmo do ano passado
No primeiro mês do ano, a produção brasileira de celulose e papel se man-
teve estável. Foram produzidos 1,14 milhão de toneladas de celulose e 856
mil toneladas de papel, com variação de -1,5% e 1,3%, respectivamente, se
comparadas ao mesmo período de 2012.
As exportações do setor totalizaram US$ 540 milhões em janeiro, com alta de
2,7% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Foram exportadas
635 mil toneladas de celulose e 166 mil toneladas de papel. O destaque foi
o crescimento de 23,6% nas exportações de celulose para a China, no mês,
comparadas aos resultados de janeiro de 2012. A Europa permaneceu como
o principal destino do produto.
Em relação ao papel, a receita de exportação cresceu 9,4% no período, to-
talizando US$ 175 milhões. A América Latina permaneceu como principal
mercado para o produto, seguida pela Europa e América do Norte. As vendas
de papel no mercado doméstico foram de 455 mil toneladas, com alta de
10,2%, em relação ao mesmo período de 2012, colaborando para o equilíbrio
no mercado. Este ano, o foco do setor na área de papel será a forte atuação
junto aos governos federal e estaduais, a fim de consolidar mecanismos con-
tra a prática de desvio de finalidade do papel imune, destinado à produção
de livros, jornais e revistas, fato que continua a causar sérias distorções no
mercado brasileiro.
A Bracelpa também trabalha na informação e conscientização junto aos gran-
des consumidores de papel, pois é grande o risco de participação indireta
em irregularidades, por desconhecimento das questões relacionadas a papel
imune. As empresas da União Europeia, Estados Unidos e Ásia que exportam
para o Brasil também estão sendo contatadas.