Page 50 - 131

Basic HTML Version

IMPRIMIR E ESCREVER
GRAPHPRINT ABR 13
50
Com a adoção de práticas sustentáveis em seus negócios, a Big-
nardi Papéis conta com uma capacidade produtiva de 60 mil to-
neladas/ano. Além disso, de acordo com Fabrício Bignardi (foto ao
lado), diretor executivo, depois de consolidada a parceria com a
Internacional Paper, a Bignardi Papéis se tornou a maior distribui-
dora de papéis Chamex do Brasil.
Bignardi revela nesta entrevista que a empresa registrou um
aumento de 10% nas vendas líquidas em relação a 2011 e o
último lançamento foi o Book Millennium. O Book Millennium
é um papel off-white, ideal para atender às necessidades do
mercado editorial.
GRAPHPRINT: A entrada da Amazon, por exemplo, no mercado na-
cional no início de 2013 pode mudar a regra do jogo com as gráfi-
cas, pois a maior varejista online do mundo já articula a obtenção
do catálogo digital de grandes editoras brasileiras. É um grande
problema para ser enfrentado em 2013?
Fabrício: Acreditamos que, apesar da participação dos ebooks
no mercado nacional ainda ser pequena, esse número deve
crescer nos próximos anos e começar a ameaçar o mercado
de livros de papel.
Identificada a ameaça, o setor editorial já deveria estar se prepa-
rando para enfrentar esse cenário de incertezas, buscando alter-
nativas e novos modelos de negócios.
GRAPHPRINT: Há desenvolvimento exclusivo para a impressão
digital?
Fabrício: Não desenvolvemos um produto exclusivo para a impres-
são digital.
GRAPHPRINT: O movimento positivo das classes sociais no Brasil
trouxe em 2012 resultados expressivos nas vendas?
Fabrício: Nos últimos anos, temos observado um cenário de redu-
ção da pobreza e um aumento da classe média brasileira. Atual-
mente a taxa de desemprego é a mais baixa da história, sustenta-
da principalmente pelos setores de comércio e serviços. Isso vem
causando mudanças significativas em nossa economia, uma vez
Aposta em fontes limpas e renováveis
Grupo Bignardi investe atualmente numa caldeira de
biomassa para atender as necessidades de suprimento
de energia, utilizando fontes limpas e renováveis
que mais pessoas
estão trabalhando e
consumindo, provo-
cando aumento na
demanda por pro-
dutos e serviços.
Desse modo, ob-
servamos que o
consumidor
final
es­tá mais exigente
e disposto a gastar mais para obter um produto melhor. Em 2012
nós registramos um aumento de 10% nas vendas líquidas em
relação a 2011.
GRAPHPRINT: Há lançamento?
Fabrício: Nosso último lançamento foi o Book Millennium, realiza-
do em 2012. O Book Millennium é um papel off-white, ideal para
atender às necessidades do mercado editorial, indicado para im-
pressão de livros, relatórios e outras peças que necessitem de um
meio mais agradável para leitura.
GRAPHPRINT: Em relação a 2011, as vendas líquidas aumentaram
em 2012?
Fabrício: Sim, as vendas líquidas aumentaram 10% nesse perío-
do. Atualmente estamos investindo em uma caldeira de biomassa
para atender as nossas necessidades de suprimento de energia,
utilizando fontes limpas e renováveis.
GRAPHPRINT: Qual a linha de produtos da empresa?
Fabrício: A empresa adota tecnologias de última geração na pro-
dução de papéis especiais. Nosso portfólio é composto pelas
linhas de produtos não revestidos, revestidos e cut size ou
papéis para escritório e conta com mais de 20 marcas, entre
elas Eco Millennium, Print Millennium, Bond Millennium, Super
Bond Millennium, Cartolina Millennium, Post Millennium (Ficha
Ouro), Book Millennium, Art Millennium, Vergê Millennium, Fili-
granado Millennium.