Page 30 - 131

Basic HTML Version

INDÚSTRIA EM DESTAQUE
GRAPHPRINT ABR 13
30
A VSP Papéis Especiais, em 2012, alcançou um crescimento de
14% quando comparado com 2011. Esse crescimento foi resul-
tado de investimentos em novos produtos e parcerias voltadas ao
mercado de impressão digital. Por meio dessas parcerias, con-
seguiu testar diversas referências e confeccionar alguns books,
no qual se pretendia mostrar ao mercado que era possível, sim,
produzir impressos de qualidade usando-se mídias especiais e
impressoras digitais. “Assim acabamos com o mito de que papel
especial não pode ser impresso em digital”, observa Márcia Lima,
coordenadora de marketing.
A VSP comercializa atualmente dois tipos de papéis para digital:
as linhas homologadas pela HP para impressão em Índigo, Cen-
tury Soho Índigo e Creative Papers Digital. “Ambas já tratadas
com primer que garante melhor aderência da tinta; a outra opção
são papéis de linhas diversas, desde um metalizado (Relux) até
um translúcido (Crystal Color), por exemplo, que foram testados e
aprovados por parceiros para impressão digital desktop, tanto la-
ser quanto jato de tinta. Essas referências estão todas especifica-
das nos books e catálogos que os clientes recebem”, fala Márcia
acrescentando que outra característica importante no mercado de
digital é a comercialização de todo o portfólio em folhas avulsas
para layouts e cut-size, pacotes já cortados em formatos espe-
ciais.
Estreias
No segundo semestre do ano passado, a VSP lançou a coleção
de papéis finos com destaque para novas cores, novas texturas e
novas sensações, totalizando mais de 50 referências inéditas no
mercado. “Em breve apresentaremos uma nova linha de cartões,
a Prime Board, exclusividade VSP no Brasil. Trata-se de um cartão
cru de primeira linha, super-rígido e colorido na massa, ideal para
a confecção de convites, capas, displays, testeiras e sinalizações
para ambientes internos em geral que requeiram durabilidade e
uma superfície nivelada e ultraplana”, indica Márcia.
Momento (papel) especial
Após conquistar crescimento em 2012, VSP Papéis Especiais
tem metas ousadas para 2013. Em breve apresentará sua
linha de cartões Prime Board. A empresa aposta em um
futuro promissor e confia na diversidade de seu portfólio
Fábio Sabbag
De acordo com a coordenadora de marketing da VSP, o cenário
gráfico vive um momento de transição, no qual a tecnologia digital
cresce com muita qualidade de impressão. “Podemos notar que
as gráficas em geral estão atentas ao novo nicho e migram ou
ampliam seu leque de opções com maquinários modernos, mão
de obra especializada e novas alternativas em substratos. Com
toda essa transformação podemos afirmar que o futuro é, sim,
animador em relação aos papéis especiais, pois a diversificação
é o nosso lema. Aqui temos opções para todos os gostos”, avisa.
Exigências dos consumidores
Márcia explica que os clientes de papéis especiais exigem um
atendimento diferenciado, devido às infinitas possibilidades. “Po-
demos afirmar que nossa equipe de vendas hoje é formada mais
por consultores do que por vendedores. Pois eles aconselham o
cliente na escolha desde o tipo de papel ideal, a cor, a gramatura,
a textura, específicas para cada tipo de impressão e acabamento.
E ainda dão o suporte no pós-venda para sanar as dúvidas, seja na
própria loja ou via telefone”, explica.
Outra exigência que merece destaque é a inovação. Quanto mais
diferente e inovador o substrato, mais o consumidor sai satisfeito.
“Ciente disso, oferecemos desde papéis tradicionais coloridos na
massa, metalizados, reciclados, translúcidos, laminados até op-
ções inovadoras com toques ultralisos (Skin e Prisma) e emborra-
chados (Smooth), com texturas que imitam madeira (Wood), couro
(Geoline), pele jacaré (Croco), folhagens (Leaves) e ainda, efeitos
especiais com dimensão 3D (Circle 3D) e altas gramaturas (Peso
Pesado) produzidas sob encomenda”, enumera.
Márcia Lima,
coordenadora de
marketing