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produtos
& serviços
ANL apresenta diagnóstico do
setor livreiro
Esse estudo é o mais novo capítulo do trabalho iniciado
pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) em 2006, com
o objetivo de traçar um panorama do setor livreiro para, as-
sim, ser possível entender em profundidade suas caracte-
rísticas visando seu crescimento. Contou para essa edição
com a GfK Brasil, uma das maiores empresas de pesquisa
de mercado no mundo e com mais de 25 anos de atuação
no mercado brasileiro.
“O diagnóstico nos permite conhecer o retrato do merca-
do livreiro, assim como suas mudanças nos últimos anos.
Sem dúvida alguma uma excelente ferramenta para que
esse segmento literário, além dos demais públicos inte-
ressados diretamente neste setor, conheça melhor o seg-
mento em que atua e, ainda, reconheça o benefício que
ele poderá trazer para os caminhos a serem traçados por
sua empresa; onde e quando investir, por exemplo”, avalia
Ednilson Xavier.
O número de livrarias independentes continua a ser rele-
vante para o setor, já que 66% das livrarias possuem de 1
a 2 lojas. O gênero religioso está cada vez mais em evi-
dência, sendo que 76% das livrarias comercializam livros
religiosos frente a 46% em 2009. Atualmente 15% das li-
vrarias são especializadas em livros de temática católica.
A tendência de oferecer um espaço de convivência atrati-
vo aos consumidores se reforça com a maior presença de
espaços para leitura, eventos, cyber café.
Apenas 27% das livrarias comercializam conteúdo digital
(e-books / áudio books / músicas e filmes para baixar). En-
tre aqueles que não comercializam conteúdo digital, 54%
pretendem comercializar, e destes, 33% pretendem iniciar
até 2013.
Leia o diagnóstico completo:
Kodak e JK Imaging anunciam
acordo de licença de marca para os
produtos de consumo digital
A Eastman Kodak e a JK Imaging anunciaram um acordo que será vá-
lido por vários anos para licenciar a marca Kodak referente a produtos
de consumo digital, incluindo câmeras digitais, filmadoras de bolso e
projetores portáteis.
A JK Imaging planeja lançar seus primeiros produtos no segundo se-
mestre de 2013. “A Kodak segue como uma marca sólida e de confiança
junto ao consumidor, e esse acordo reforça o quão valiosa é nossa mar-
ca. Quando anunciamos nosso plano de deixar o negócio de câmeras
digitais no ano passado, dissemos que se explorariam as oportunidades
de concessão de licenças para a marca nesse segmento. A equipe da JK
Imaging tem experiência global e reconhecimento da indústria”, disse
Laura Quatela, presidente da Kodak para a divisão Personalized Imaging
Joe Atick, CEO da JK Imaging, e presidente da JA Capital Holdings, um
fornecedor mundial especializado em produtos de imagem de consumo
e eletrônica, afirma: “Nossa decisão de licenciar mundialmente a con-
sagrada marca Kodak foi algo natural. Com mais de um século trazendo
inovações na área de imagem, há um grande simbolismo e valor ao redor
do nome Kodak. Temos a intenção de prosseguir com esse legado e levar
ao mercado a nova geração de dispositivos eletrônicos portáteis impres-
cindíveis, que melhorarão a vida dos consumidores de todo o mundo.”
BASF expande capacidade de Ultramid
B, poliamida 6 de alta performance,
na Alemanha
A BASF aumentou a capacidade produtiva de filme Ultramid B (polia-
mida 6) em sua sede em Ludwigshafen Verbund para 21 mil toneladas
métricas por ano em dezembro de 2012.
“Esse aumento de capacidade reflete a demanda crescente de nossos
clientes por aplicações sofisticadas de polímeros na área de filmes
flexíveis para embalagens alimentícias. Com essa nova capacidade
para poliamidas de alto desempenho estaremos aptos a ajudar nossos
clientes a inovar e realizar aplicações de filme ainda melhores”, fala
Hermann Althoff, responsável global pela unidade de Poliamidas e In-
termediários da BASF.
A linha de produtos da BASF inclui Ultramid B (poliamida 6), Ultramid C
(copolímero de poliamida 6/6.6) e Ultramid A (poliamida 6.6). Devido a
suas excelentes propriedades de barreira contra oxigênio, óleo, aromas
e outras substâncias e sua alta resistência ao rasgamento, os produtos
da BASF se tornaram indispensáveis para a produção de embalagens
flexíveis para alimentos e filmes técnicos.