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WEB TO PRINT
GRAPHPRINT MAR 13
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Estudo recém-divulgado pelo E-BIT informa que o comércio eletrônico no Brasil continua em
expansão. Em 2013 o crescimento deve alcançar 25%, com faturamento estimado em R$ 28
bilhões.
A retomada da economia, aceleração das vendas de dispositivos móveis e a ascensão da
classe C são alguns dos fatores para que o e-commerce apresente um resultado ainda mais
forte do que em 2012. Evidentemente, o estudo reflete a perspectiva de faturamento de olho
no varejo, mas há sinergia com a ideia de web to print que aflora no segmento gráfico.
Daqui em diante, as empresas que não estiverem estruturadas perderão vendas. Independen-
te do mercado. Para pensar corretamente em web to print, as gráficas, por exemplo, terão de
definir estratégias bem desenhadas, apoiadas em processos inteligentes e inovadores.
As gráficas terão de encontrar ferramentas que viabilizam a gestão completa do e-commerce,
desde o desenvolvimento da plataforma até a logística, passando por meios de pagamento,
apresentação de conteúdo visual, marketing digital e atendimento personalizado ao consu-
midor.
De acordo com Thiago Sarraf, diretor de e-commerce da Enken - uma agência de marketing
integrado que tem como DNA o meio digital e foco em soluções de negócios -, o sucesso tam-
Segmento web to print pode ser explorado por meio
de ferramentas que dão à indústria de impressão a
possibilidade de gerenciar a comunicação de forma
completa; basta agora descobrir seu público e criar sua
identidade no ambiente digital
Fábio Sabbag
Amplie conceitos e crie
sua rede de vendas