Page 34 - 130

Basic HTML Version

Imprimir e Escrever
GRAPHPRINT MAR 13
34
Lucimary Henrique, gerente executiva de estratégia e marketing
da Unidade de Negócio Papel da Suzano Papel e Celulose, diz que
a empresa entende que novas tecnologias não devem ser encara-
das como problema, mas como oportunidade.
De acordo com Lucimary, as editoras preferem contratos para o
lançamento dos títulos em ambos os formatos (digital e impresso)
e poucos livros digitais ultrapassam 10% das vendas do mesmo
título impresso.
Com novos mercados se abrindo, a empresa detectou a oportu-
nidade de popularizar toda uma cultura sustentável e de cuidado
com o meio ambiente. Por isso, diz Lucimary, a empresa foi a pri-
meira a comercializar papel 100% reciclado em escala industrial,
por meio do Suzano Report Reciclato.
GRAPHPRINT: A entrada da Amazon, por exemplo, no mercado
nacional no início de 2013 pode mudar a regra do jogo com as
gráficas, pois a maior varejista online do mundo já articula a
obtenção do catálogo digital de grandes editoras brasileiras. É
um grande problema para ser enfrentado em 2013?
Lucimary:
Na Suzano, entendemos que novas tecnologias não
devem ser encaradas como problema, mas como oportunidade.
Todos nós desejamos um mundo em que a tecnologia seja cada
vez mais acessível, interativa e inclusiva. Também é preciso lem-
brar que mudanças de consumo não acontecem da noite para o
dia, porque estão ligadas a aspectos culturais, comportamentais e
preferências pessoais.
Por outro lado, embora a lista dos catálogos digitais de editoras
tenha crescido em 2012, vemos que as grandes e médias editoras
precisarão de tempo para converterem todo o seu estoque em for-
matos digitais. As editoras preferem contratos para o lançamento
dos títulos em ambos os formatos (digital e impresso) e poucos
livros digitais ultrapassam 10% das vendas do mesmo título im-
presso.
Acompanhamos estudos que relatam que os leitores ainda prefe-
rem livros em papel e que os tablets têm sido utilizados mais para
o trabalho e diversão, principalmente jogos, do que para longas
leituras e textos de reflexão.
GRAPHPRINT: Há desenvolvimento exclusivo para a impressão
digital? Quais seus diferenciais?
Lucimary:
No segmento de papéis não revestidos, a Suzano conta
com a linha Paperfect Laser, marca comercializada mundialmente
que atende às especificidades da impressão digital.
Reconhecido pelo mercado gráfico como um papel de elevado pa-
drão de qualidade e controles, apresenta porosidade e umidade
adequadas ao sistema de impressão digital, além de alto corpo,
garantindo menor gramatura com maior espessura. Sua elevada
opacidade e a duradoura brancura, por ser um papel alcalino, ga-
rantem um produto extremamente flexível, que pode ser utilizado
em copiadoras, impressoras a laser e a jato de tinta, permitindo a
personalização do resultado final de acordo com as necessidades
e exigências gráficas.
GRAPHPRINT: O movimento positivo das classes sociais no Bra-
sil trouxe em 2012 resultados expressivos nas vendas?
Lucimary:
A partir do ano 2000, com a melhora da situação eco-
nômica do País, a qual proporcionou aos brasileiros em geral me-
lhores condições, também percebemos esse movimento em nossa
área de atuação, onde diversos lares e pequenas empresas adqui-
riram impressoras pessoais e de pequeno porte. Também há mais
brasileiros com acesso à educação e consequentemente a leitura,
e colhemos frutos até hoje.
Desde então, o consumidor final conta com maior oferta de linhas
e produtos voltados para diversos usos, como papéis coloridos e
reciclados para uso doméstico. A Suzano também percebeu nes-
se novo mercado a oportunidade de popularizar toda uma cultura
sustentável e de cuidado com o meio ambiente. Como exemplo, a
empresa foi a primeira a comercializar papel 100% reciclado em
escala industrial, o Suzano Report Reciclato.
A linha Suzano Report, que acaba de completar 30 anos de exis-
tência, foi inovadora tanto em seu processo industrial como na
comercialização dos seus produtos no varejo de papel para impri-
mir e escrever, ao entender as necessidades desse consumidor.
GRAPHPRINT: Há lançamentos?
Lucimary:
O lançamento é a edição comemorativa limitada do Su-
zano Report, tradicional linha cut-size da Suzano que acaba de
completar 30 anos de história. Para celebrar essas três décadas
de existência foi criada uma edição comemorativa com tiragem
limitada de aproximadamente 15 mil embalagens, cada uma com
750 folhas. A embalagem é uma caixa de papel cartão triplex da
Suzano, o TP White, com abertura flip-top e design ‘vintage’ que
remete a um ícone da década de 1980: a fita cassete. A ideia para
a Campanha Suzano Report 30 anos surgiu de uma embalagem
que pudesse ser reaproveitada para armazenar documentos e
objetos, com um design decorativo para permanecer exposta, de
modo a preservar a lembrança da marca por mais tempo.
GRAPHPRINT: Em relação a 2011, as vendas líquidas aumenta-
ram em 2012?
Lucimary:
O balanço consolidado dos 12 meses do ano será di-
vulgado em março, durante conferência com acionistas. Por en-
quanto, podemos analisar a comparação entre os nove primeiros
meses de 2011 e 2012, em que a venda de papéis de imprimir e
escrever da Suzano contou com um aumento de 9,7% na receita e
de 5,3% no volume de vendas.