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GRAPHPRINT MAR 13
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SANTA MARIA
Crescimento sustentável
e consistente
Mário César Sterza, gerente comercial da Santa Maria
Cia. de Papel e Celulose, considera que a adesão de
novos leitores digitais será algo gradativo devido à
cultura e acessibilidade aos hardwares
Sterza diz que a empresa ainda não trabalha com produtos vol-
tados à impressão digital, mas não descarta a possibilidade de
investi em desenvolvimentos específicos.
O executivo da Santa Maria acredita que o mercado de 2013 será
consistente e proporcionará um crescimento sustentável à indús-
tria de papel do Brasil para imprimir e escrever. “Estamos num
ano de pré-Copa do Mundo e isso gera um nível de demanda sig-
nificativo nos segmentos promocional e editorial”, analisa.
GRAPHPRINT: A entrada da Amazon, por exemplo, no mercado
nacional no início de 2013 pode mudar a regra do jogo com as
gráficas, pois a maior varejista online do mundo já articula a
obtenção do catálogo digital de grandes editoras brasileiras. É
um grande problema para ser enfrentado em 2013?
Sterza:
Acredito que não seja um grande problema a ser enfren-
tado, pois com a participação de um entrante significativo no am-
biente de varejo digital pode haver uma mudança relevante, pois
considero que a adesão de novos leitores digitais será algo grada-
tivo devido à cultura e acessibilidade aos hardwares.
Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo
Ibope Inteligência, 82% da população brasileira nunca leu um livro
digital e 45% nem ao menos ouviu falar a respeito, porém, dentre
os 18% dos que já tiveram contato com obras digitais, 54% dis-
seram ter gostado muito da experiência e 40% gostaram pouco.
Analisando o contexto atual no Brasil essa mudança na cultura
ocorrerá de uma forma mais lenta em relação aos países mais
desenvolvidos, bem como a disseminação dos e-books, por conta
do baixo nível de aceitação.
GRAPHPRINT: De acordo com dados da Fundação Instituto de
Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo, a
comercialização de e-books em 2011 não trouxe resultados tão
animadores, totalizando R$ 870 mil em vendas. Mesmo assim,
sente que é uma ameaça ao crescimento do setor de imprimir e
escrever? Qual é a posição da fabricante em relação ao tema?
Sterza:
Isso depende da cultura, penso que a adesão da juventude
à leitura em dispositivos eletrônicos pode acelerar este processo,
porém as empresas precisam baratear o fornecimento dos produ-
tos eletrônicos para que se obtenha uma vantagem competitiva
aliada à cultura.
Pois segundo dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”,
51% dos leitores digitais no País têm entre 5 e 24 anos e 53%
pertencem às classes A e B. Vale ressaltar que a mesma pesquisa
afirma que num comparativo entre os livros digitais e impressos,
52% acreditam que o formato tradicional nunca vai acabar e irá
conviver com e-books, enquanto 17% afirmam que o os livros
impressos irão continuar, mas em pequenas quantidades, já 7%
mencionam que é uma questão de tempo para que os livros dei-
xem de ser publicados, em contrapartida outros 7% dizem que os
livros digitais serão sempre para poucos interessados.
Com base nesse cenário acredito que possa ser uma ameaça,
Mário César Sterza, gerente comercial da Santa
Maria Cia. de Papel e Celulose