Page 3 - 130

Basic HTML Version

3
GRAPHPRINT MAR 13
EDITORIAL
Um ótimo caminho
pela frente
Mesmo que sinais de alerta estejam acesos em alguns nichos de mer-
cado, a indústria gráfica tem e terá um futuro promissor. Há alguns indi-
cadores positivos: os investimentos publicitários cresceram 7% em 2012
em relação a 2011, atingindo R$ 94,9 bilhões conforme dados do Monitor
Evolution, serviço do Ibope Media que monitora mensalmente os investi-
mentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados
nos principais meios de comunicação.
O meio internet aumentou sua participação, chegando a 7%; conquistou
um crescimento de 21%, passando de R$ 5,3 bilhões para R$ 6,5 bilhões.
Os jornais, infelizmente, tiveram queda, saindo de R$ 17,2 bilhões para
R$ 16,7 bilhões. Em contrapartida, conforme dados do Instituto Verificador
de Circulação (IVC), os jornais brasileiros tiveram crescimento médio de
1,8% na circulação em 2012. O aumento é correspondente ao avanço das
edições digitais das publicações, que tiveram alta de 128% na comparação
entre 2011/2012. O jornal Valor Econômico ressaltou um crescimento de
20% em seu faturamento publicitário. Segundo as informações do veículo,
no ano passado 355 novas marcas anunciaram no jornal, o que contribuiu
para a elevação do faturamento total. As receitas obtidas com eventos e
seminários também cresceram, sendo 155% maiores que em 2011.
Adiante, o leitor irá se deparar com a venda do primeiro equipamento da
Cretaprint no Brasil para a Cerâmica Almeida, uma das mais renomadas e
antigas fabricantes de pisos e revestimentos. Nasce então um novo meio
de impressão. Recentemente, a Konica Minolta anunciou que o grupo de
serviços médicos Dasa, que possui 524 unidades de atendimento, em 13
estados do Brasil, adquiriu 222 impressoras da marca Konica Minolta para
impressão de imagens médicas. Com o objetivo de aumentar a eficácia no
processo de impressão das embalagens de seus biscoitos, a Marilan, uma
das maiores empresas de biscoitos do Brasil, a DuPont e a StudioLaser
desenvolveram um projeto especial para a adoção do sistema DuPont Cyrel
DigiFlow na produção da embalagem do biscoito Pit Stop.
Ainda nesta edição há reportagens sobre o
mercado de papéis para imprimir e escrever
e tecnologia em chapas. Como carro-chefe da
edição vem a reportagem sobre web to print. É
justamente nesse tema que o empresário gráfico
mira o futuro. Um futuro muito salutar aos novos
negócios, mas você terá de se preparar. No mun-
do web to print as gráficas terão de encontrar
ferramentas que viabilizam a gestão completa
do e-commerce, desde o desenvolvimento da
plataforma até a logística, passando por meios
de pagamento, apresentação de conteúdo visual,
marketing digital e atendimento personalizado
ao consumidor.
Saudações Graphprintenses!
Fábio Sabbag