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PAPÉIS PARA IMPRESSÃO DIGITAL
GRAPHPRINT DEZ 12
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Dados da Printing Industry Research Associa-
tion sobre o crescimento da indústria gráfica
mundial mostraram que o faturamento mundial
do digital já representa 22% do total da indús-
tria de impressão. A previsão, de acordo com o
estudo, é que 38% do faturamento será digital
até 2014. A última pesquisa de mercado do Ge-
-DIGI, divulgada em 2010, revelou que o mer-
cado digital cresceu 34% em 2010; em 2012
deverá chegar a 10% da indústria de impressão
gráfica.
De acordo com Fabio Arruda Mortara, presiden-
te da Abigraf, o relatório “Mercado de Impres-
são Digital no Brasil”, lançado em maio de 2010
pelo Grupo Empresarial de Impressão Digital
(Ge-DIGI) da Associação Brasileira da Indústria
Gráfica, regional SP (Abigraf-SP), e realizado
pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial
(IEMI) com dados de 2009, mostrava que o Bra-
sil possuía 364 gráficas digitais, contra 246 do
último levantamento, feito em 2006.
No período analisado pelo estudo do Ge-DIGI
(2006-2009), o faturamento do setor gráfico
Instituído
para o digital
A impressão digital trouxe
consigo, além de desafios,
a possibilidade de usar
mídias cada vez mais
interativas, transformando
a comunicação. A
customização, e não apenas a
personalização, é inerente ao
veloz mundo novo, e o papel,
seu insumo mais indicado
Fábio Sabbag
cresceu 8%. Nestes mesmos três anos, o faturamento das gráficas digitais cres-
ceu 48%, puxado pela comercialização de impressos digitais, que avançou 143%
no período. Vale dizer que o estudo considerou digitais todas as gráficas que
possuíssem equipamentos digitais alocados em suas plantas e com produção
superior a 40 folhas por minuto.
Empolgados pela nova vertente do segmento, os fabricantes de papéis desenvol-
vem há anos produtos específicos, customizados, assim como a impressão digi-
tal. “Temos uma linha completa, homologada para impressão digital, que abrange
papéis com diferentes acabamentos, texturas, cores. Sua vantagem principal é
dar segurança ao usuário de que ele está imprimindo num papel desenvolvido
especialmente para essa finalidade, evitando situações onde perda de papel e até
danos ao equipamento podem ocorrer pela não adequação ao equipamento. Além
disso, ele já vem formatado, evitando desperdícios. A linha foi testada e homolo-
gada pela HP Indigo e pelos demais fabricantes de equipamentos dryink e já está
sendo comercializada no Brasil pela nossa rede de distribuidores”, fala Hide Silva,
coordenadora de promoção de vendas da Arjowiggins.